Oferta do Doutorado em Letras da Unicentro é aprovada e autorizada

A Unicentro passa a contar com mais um doutorado. O colegiado do PPGL, que é o Programa de Pós-Graduação em Letras da Unicentro, acaba de receber a notícia da aprovação para a oferta do curso. O aval foi dado a partir da divulgação de uma portaria do Ministério da Educação que reconhece novos cursos aptos e recomendados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior e pela Capes, que é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

“A aprovação do Doutorado em Letras na Unicentro é bastante positiva tanto para a cidade de Guarapuava, quanto para a região, para a Unicentro, para a produção do conhecimento. Também dá continuidade ao nosso Mestrado e dá visibilidade aos professores, aos pesquisadores, aos nossos discentes”, comemora a conquista a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unicentro, professora Maria Cleci Venturini.

A oferta do Doutorado em Letras é uma meta desde 2017, quando o PPGL elevou a sua pontuação na Capes, passando do conceito 3, para o conceito 4, que é nota exigida para a implementação do curso. O Programa, que funciona no campus Santa Cruz, tem área de concentração em Interfaces entre Língua e Literatura e conta com duas linhas de pesquisa – “Texto, Memória e Cultura” e “Linguagens, Leitura e Interpretação”.

A coordenadora acredita que a abordagem proposta pelo PPGL da Unicentro é um diferencial que traz boas oportunidades para os egressos do Mestrado e futuramente, para os de Doutorado também. “Um programa que tem como área de concentração Letras e Interfaces entre Língua e Literatura, o nosso programa é o único no Brasil, e isso nós já temos visto em todas as reuniões que temos participado da Capes e com outros programas do Brasil. A gente vê que o nosso Programa tem esse diferencial, tem esse sucesso. Além do mais, os nossos egressos, em geral, estão sendo bem sucedidos na aprovação em doutorados, nos seus trabalhos como professores e também em pesquisas”, diz Cleci.

Segundo a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unicentro, o processo seletivo para a primeira turma de Doutorado está previsto para ser realizado já em fevereiro de 2021. Inicialmente, serão 12 vagas. Os interessados em ingressar no curso devem ficar atentos à página do Programa, que pode ser acessada através do endereço www.unicentro.br/ppgl.