Prevenção à Covid-19 é tema de live nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, a partir das 17h, o Setor de Ciências da Saúde do campus Irati da Unicentro vai transmitir a live “Conversando sobre a Covid-19: Prevenção e contexto universitário” (https://youtu.be/lFD0OvNQAJk). A programação é uma iniciativa da equipe de Irati vinculada ao Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavírus, que foi criado pela Seti, que é a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com financiamento da Fundação Araucária. No caso do projeto em Irati, a atuação tem sido feita na abrangência da 4ª e da 6ª Regionais de Saúde, com bolsistas médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e psicólogos.

O coordenador desta etapa do projeto em Irati é o professor Gustavo Zambenedetti. Ele explica que a ideia de uma conversa online sobre o assunto surgiu após a coordenação e os bolsistas do projeto perceberem que muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre aspectos básicos de transmissão do coronavírus, bem como as estratégias de prevenção à covid-19. “Muitas vezes a gente observa que as pessoas até fazem o uso da máscara – algumas fazem e outras não -, mas nem sempre as pessoas tem clareza do motivo porque estão usando a máscara. Da mesma forma, a questão do uso do álcool gel – quando usar, quando não usar, quando usa o gel, quando usa o líquido, qual a diferença entre eles. Tem várias orientações que a gente gostaria de poder estar fazendo nessa live”, antecipa.
O professor Gustavo comenta que, como vivenciamos o momento mais crítico em relação à situação epidemiológica do coronavírus nas cidades de Irati e Guarapuava, a live sobre prevenção à covid-19 também tem como objetivo reforçar informações sobre os protocolos de segurança adotados em nossas rotinas durante a pandemia. “O vírus está circulando em diversos locais por onde as pessoas passam, então o risco de infecção hoje é bastante elevado. Por isso, a necessidade de a gente se prevenir, até porque a gente tem uma situação hoje que é praticamente de sobrecarga do sistema de saúde e de possibilidade de colapso do sistema. Então é preciso que a gente tenha cuidados, que a gente possa se prevenir pra que se, eventualmente, alguém adoecer, o sistema de saúde tenha condições de absorver essa demanda e prestar o atendimento adequado”, salienta.
Para abordar o assunto, o convidado é o médico otorrinolaringologista e docente no curso de Medicina da Universidade do Contestado, Lucas Spina. Ele é bolsista da Unicentro no projeto de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavírus, e atua desde o mês de abril na 6ª Regional de Saúde, que tem sede em União da Vitória. Spina acredita que a live sobre prevenção à covid-19 é uma oportunidade para compartilhar os conhecimentos e experiências que vem adquirindo ao longo deste período vinculado ao projeto da Unicentro. “Acredito que as reflexões e o conhecimento reproduzido durante esse período possa reverberar também em ações e mudanças de atitudes ou fortalecer a continuidade das atitudes em voga para esse enfrentamento. Então, é um encontro que nos proporciona redimensionar ou então manter os determinados cuidados no enfrentamento da covid-19 que, infelizmente, está longe de acabar”, discorre.

A live “Conversando sobre a Covid-19: Prevenção e contexto universitário” terá mediação dos professores da Unicentro Gustavo Zambenedetti, Luciana Carnevale e Silvano Coutinho. O evento online é aberto a toda a comunidade acadêmica e também externa à universidade. A transmissão pode ser acompanhada pelo YouTube, no canal da Coordenadoria de Tecnologia e Informação do Campus Irati (https://youtu.be/lFD0OvNQAJk).