Abertas as inscrições para Semana de Estudos de Matemática

Abertas as inscrições para Semana de Estudos de Matemática

Estão abertas as inscrições para a Semana de Estudos de Matemática da Unicentro. A Semati chega a sua 13ª edição e será realizada no período de 24 a 27 de novembro, pelo Departamento de Matemática do campus Irati. “O objetivo da Semana é proporcionar atividades extracurriculares que visem a complementação da formação dos acadêmicos do curso de Matemática – esse é o principal objetivo – , mas também visa identificar novidades no campo da educação matemática. Além disso, a Semana também está aberta a participação de professores da educação básica, para a atualização dos seus conhecimentos na área. É uma oportunidade de troca de experiências, discussões e reflexões sobre as práticas pedagógicas em sala de aula”, discorre o coordenador do evento, professor Clodogil Fabiano Ribeiro Dos Santos, sobre os objetivos da semana de estudos.

A programação da Semana de Estudos de Matemática da Unicentro começa na noite do dia 24, com uma palestra de abertura que vai trazer temas como a história da Matemática. Os debates serão conduzidos pelos pesquisadores da Universidade Estadual Paulista, a Unesp, Juliana Martins e Bruno Leite Ferreira, com coordenação da professora Leoni Malinoski Fillos. No dia 25, haverá uma mesa redonda sobre “Oportunidades e temas na pós-graduação em Matemática e Educação Matemática”, com mediação da professora Renata Maria de Carvalho Schimitz. Para o dia 26, está programada uma oficina sobre Pensamento Computacional, conduzida também pela professora Renata e pelos docentes Joyce Jaquelinne Caetano e Selton José Dziadzio. Fechando as atividades, no dia 27 haverá sessões de apresentação de trabalhos pelos acadêmicos do curso de Matemática da Unicentro, sob coordenação da professora Karolina Barone Ribeiro da Silva.

Toda essa agenda contribui, como acredita o professor Clodogil, para a inovação e atualização no campo do ensino de Matemática. “O evento, tradicionalmente, tem auxiliado na divulgação de inovações metodológicas, novas tecnologias para o ensino, novidades na própria área da Matemática pura ou aplicada, e não será diferente desta vez. Nós buscamos alguns temas um pouco mais diversificados, que tratassem de aspectos inéditos, que não são tratados pelas disciplinas do curso, e também temas que pudessem atrair a atenção dos participantes pela sua importância, pelo interesse, pelo grau de inovação”.

Todas as atividades serão concentradas no período da noite e serão transmitidas pelo YouTube, com exceção das apresentações de trabalho, que serão realizadas em salas do Google Meet. As inscrições para a Semana de Estudos de Matemática da Unicentro são gratuitas e seguem abertas até o dia 23 de novembro. Os interessados em acompanhar a Semati podem se registrar como ouvintes pelo site evento.unicentro.br.

Deixe um comentário