Ciclo de Leituras Dramáticas é nessa quarta-feira, com transmissão pelo YouTube

As atividades culturais promovidas pela Unicentro, assim como outros eventos já realizados neste ano, também foram adaptadas por conta da pandemia de Covid-19. Um exemplo disso, como conta a diretora de Cultura da universidade, professora Níncia Cecília Borges Teixeira, é o Ciled, o Ciclo de Leituras Dramáticas. “O Ciclo de Leituras Dramáticas foi pensado para fazer uma homenagem ao Feteco, já que esse ano nós não podemos ter o Festival de Teatro de forma presencial. Então, nós convidamos os artistas de Guarapuava para participarem desse Ciclo de Leituras Dramáticas”.

O Ciled será transmitido pelo canal Proec Unicentro, no Youtube, nesta quarta-feira, 18 de novembro, a partir das 20 horas. A programação conta com um vídeo de abertura em homenagem ao Feteco e outros dez textos selecionados. “Nós vamos ter a participação de diversos representantes dos artistas guarapuavanos; vamos ter peças de clássicos – como a Medéia, de Eurípides; declamação de poemas da poeta é Hilda Hilst; vamos ter também a leitura dramática de Antígona, de Sófocles; teremos também obras autorais, como Maria Submissa e Segredos de um Canto, Simples despedida, O clássico Corpo Santo; e, também, para encerramento, nós temos uma peça de Ésquilo, Prometeu Acorrentado”, detalha a professora Níncia.

Em ano de pandemia, Ciled é opção ao Feteco (Foto: arquivo Coorc)

As leituras dramáticas são fragmentos das obras escolhidas. Cada apresentação terá, no máximo, oito minutos. A expectativa, como destaca a professora Níncia, é promover um momento de interação com o público que aprecia atividades teatrais. “Nós esperamos muito que o público de Guarapuava, da região, prestigie o evento, homenageando nosso querido Festival de Teatro, o Feteco. A nossa expectativa, enquanto Diretoria de Cultura, é que a gente atinja esse público que gosta de teatro”, finaliza.