Unicentro apoia “Manifesto Internacional para a Promoção da Atividade Física no Pós-Covid-19”

Pensar maneiras de incentivar uma vida mais saudável e ativa, com o objetivo de reduzir o comportamento sedentário no enfrentamento ao novo coronavírus e outras futuras pandemias. Esse é o mote central do “Manifesto Internacional para a Promoção da Atividade Física no Pós-Covid-19: Urgência de uma Chamada para a Ação”. O evento de lançamento, que ocorreu de forma online, contou com a participação de mais de 266 instituições nacionais e internacionais. A Unicentro foi representada pelo Departamento de Educação Física, do campus Cedeteg.

O professor Deoclecio Gruppi participou em nome da instituição e destaca a importância da ação, que propõe a adoção de uma vida mais saudável, seguindo todas as normas de segurança e evidências científicas, pensando não só na saúde individual, mas de todo o coletivo. “Esse documento se propõe a ser uma grande convocação a todos os cidadãos, governantes, dirigentes de entidades privadas a um amplo movimento a favor de uma vida mais ativa e saudável, para que possamos estar mais preparados para a atual e futuras pandemias com características similares ampliando-se os limites da solidariedade”, afirma.

O processo de elaboração do documento contou com a colaboração de diversas entidades, como a OMS, que é a organização Mundial da Saúde, e a Organização Pan-Americana da Saúde. Para elucidar a importância da atividade física no enfrentamento a pandemia, o manifesto elenca 12 pontos fundamentais. “Nós temos 12 pontos, 12 itens que são fundamentais para que possamos trabalhar esse manifesto e a ideia do não sedentarismo. Um deles corresponde a responsabilidade individual e social, incentivando uma vida mais saudável. Um segundo são as questões de políticas públicas, que deem possibilidades aos cidadãos de ter um estilo de vida mais saudável, a democratização ao acesso, priorizar a mobilidade ativa com efeito multiplicador sobre os benefícios de um estilo de vida ativo e sustentável”, detalha o docente.

O professor Deoclecio Gruppi ressalta, ainda, a participação da Unicentro no movimento que deu início ao manifesto, já que a universidade, através dos setores de saúde, tem demonstrado sua importância não só no enfrentamento a pandemia, mas na promoção da saúde através dos diversos projetos de pesquisa e extensão. “Todos os nossos trabalhos, em todas as nossas ações na universidade, no que diz respeito ao ensino, pesquisa e a extensão, estão direcionadas, voltadas para essa responsabilidade individual e social da prática da atividade física como promotora da saúde. O Departamento de Educação Física, como ele está voltado para essa questão da promoção da saúde, é nosso papel fundamental, evidentemente, junto a outros departamentos da área da saúde – Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia – que também têm esse papel social de saúde da sociedade, propor atividades que possam atender a população, mesmo que nesse momento de pandemia, sejam em atividades a distância”, finaliza.