Adoção de rotina segura para evitar contágio e transmissão de Covid-19 é tema de live

A live “Covid-19: ações preventivas e rotinas seguras” foi realizada, em parceria, pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a Proec; pela Central de Relações Institucionais, Inovação, Empreendedorismo e Empregabilidade, a Crie; pelo Núcleo de Educação a Distância, o Nead; e pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante da Unicentro, a Corae. O convidado foi o pneumologista Pedro Compasso, que é coordenador da UTI Covid no Hospital do Coração Bom Jesus, em Ponta Grossa, e professor do curso de Medicina na UEPG.

A transmissão foi mediada pelo professor Marcio Fernandes, para quem a live evidenciou a importância da ciência no enfrentamento dessa crise sanitária. A live foi importante, sobretudo, para reafirmar o papel da ciência da pesquisa científica no combate à pandemia em todos os seus aspectos. Nós temos visto na sociedade no dia a dia, na internet, mesmo nos meios de comunicação, nas redes sociais, muita informação truncada, muita informação escancaradamente mentirosa, que não tem o mínimo de base técnica e, mesmo assim, uma parcela da sociedade acaba difundindo esse tipo de dado, esse tipo de informação”, avalia.

A desinformação foi, em vários momentos, destacada pelo palestrante e isso chamou a atenção de Bruna Heerdt, aluna do 4º ano de Nutrição na Unicentro. “A live foi muito enriquecedora, ela teve um conteúdo abordado, assim, muito bacana. as pessoas que participaram mandaram questionamentos para o dr. Pedro Compasso que, aliás, aproveitando já, é um ótimo médico, além de esclarecer muito bem as dúvidas das pessoas ele foi além das informações. Então, ele mostrou que nós, claramente, temos que focar as nossas dúvidas e a nossa fonte de informação em locais seguros. Eu acho que a academia é um dos lugares mais indicados para que a gente possa obter essas informações seguras a respeito do coronavírus e da pandemia em si. E quando a gente consegue as informações verdadeiras em relação às nossas dúvidas a gente consegue uma atuação melhor no combate ao coronavírus”.

Para a professora Lucélia de Souza, pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, os temas sobre os cuidados, prevenção, vacinas e o futuro da Covid-19 no país e no mundo foram de grande relevância para a comunidade acadêmica. “Trata-se, portanto, de um tema de grande pertinência e importância nesse momento que as atividades administrativas da Unicentro estão retornando, gradualmente, de forma presencial”, afirma.

Além da importância para a volta das atividades presenciais na Unicentro, Maria Regiane Trincaus, professora do Departamento de Enfermagem e coordenadora de Assistência Estudantil, acredita que o conteúdo da live também trouxe reflexões sobre os cuidados que devem ser adotados pela população em geral. “É importante também, inclusive, para a gente analisar a própria situação de saúde do município, que os casos vem aumentando. A gente tem um terço dos casos que ocorreram, durante toda a pandemia, ocorreram no último mês agora. Então, para as pessoas pensarem que a pandemia realmente não acabou, o que que a gente tem de novidade com relação ao tratamento da covid e os cuidados, lembrando dos cuidados, dos sintomas, o que que a gente mais conhece com relação a isso, para que as pessoas acabem se protegendo cada vez mais”, defende a professora.

Para Leonardo Battassini, aluno do primeiro ano de Medicina na Unicentro, que acompanhou a live, a palestra foi muito esclarecedora. “Eu curti muito a palestra porque ele sanou muitas dúvidas, até de outros professores e outros departamentos, sobre a covid. Ele comparou bastante com a gripe em si e eu acho que tem bastante relação mesmo da sazonalidade, que talvez pode voltar a onda, ser anual”.

Para quem quiser conferir a palestra pode acessar pelo canal da Proec Unicentro no YouTube.