Unicentro é a universidade paranaense com melhor Portal da Transparência

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) divulgou, através do Acórdão 2637, o resultado da avaliação referente à sétima Inspetoria de Controle Externo, que trata da transparência na divulgação de dados pelas universidades estaduais do Paraná. Entre as sete instituições, a Unicentro obteve a melhor avaliação. “Dentre os pontos positivos, segundo a avaliação do Tribunal de Contas”, explica o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, estão “as transparências das informações prioritárias, das informações institucionais, do RH, informações aos cidadãos, da acessibilidade”.

Porém, mesmo com vários pontos positivos e com índice de transparência superior à das demais universidades, a instituição atendeu a 63,67% dos requisitos do ITP, que e o Índice de Transparência da Administração Pública – um indicador desenvolvido pelo corpo técnico do TCE Paraná em 2018, que leva em consideração a presença de informações prioritárias, a transparência ativa, a transparência passiva e as boas práticas.

“Muito temos que melhorar ainda, segundo a avaliação. Então, estamos reunidos, já a bastante tempo, com uma comissão da universidade para resolver o máximo dessas pendências”, esclarece o reitor da Unicentro. Entre os itens a serem aprimorados estão as informações sobre o financeiro – ou seja, as receitas, despesas diárias e licitações. “Nós, com toda tranquilidade, temos trabalhado para solucionar todos os pontos levantados, trabalhamos para deixar o mais transparente possível as informações da nossa Unicentro”, finaliza Hernandes.