Três cursos da Unicentro obtém nota 5 no Enade

A Unicentro tem motivos para comemorar. É que, mais uma vez, a nossa universidade foi destaque no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade. Esse exame, como explica o diretor de avaliação da universidade, Angelo Marafon, é aplicado pelo Inep, que é o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, para avaliar a qualidade dos cursos ofertados pelas diferentes instituições de ensino superior brasileiras. “É uma prova aplicada aos alunos do último ano dos cursos de graduação. É uma medida de qualidade importante, mede os conhecimentos de formação geral e conhecimentos específicos dos acadêmicos de último ano”.

Em 2019, o ciclo avaliativo foi voltado para os formandos dos cursos das áreas de Agrárias, Engenharias e Saúde. Da Unicentro, 11 cursos  foram avaliados. Desses, Nutrição e Engenharia de Alimentos, ofertados no campus Cedeteg, em Guarapuava, receberam o conceito 3. Os cursos de Engenharia Florestal, Fonoaudiologia e Engenharia Ambiental, lotados em Irati; e Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem, de Guarapuava, obtiveram o conceito 4. Agronomia, Medicina Veterinária e Educação Física Bacharelado, também ofertados no campus Cedeteg de Guarapuava, receberam conceito 5, que é a nota máxima da avaliação. “Nós tivermos resultados muito expressivos, resultados excelentes em todos os cursos, haja vista a gama de cursos no país, hoje nós temos mais de 35 mil cursos no Brasil. Os cursos da Unicentro mais uma vez provaram a qualidade da oferta do ensino que nós temos aqui”, comemora Angelo.

A nota Enade 5 colocou o curso de Agronomia como o melhor do Paraná e como o quinto melhor do Brasil. O chefe do Departamento de Agronomia, professor Luiz Henrique Vidal, comemora os resultados, destacando que esse reconhecimento é fruto do comprometimento de professores e alunos. “Temos professores que coordenam programas e projetos de extensão, o que possibilita aos alunos o contato direto com a comunidade. Os estágios supervisionados também são excelentes oportunidades para os nossos alunos terem a chance de vivenciar a ligação das experiências na universidade com as empresas do agronegócio e diretamente no campo. Temos também o grupo Pet Agronomia, que desenvolve muitas ações com os nossos acadêmicos e com comunidade e, além disso, muitos dos projetos de pesquisa e extensão permitem aprimorar as estruturas da Unicentro, refletindo diretamente no ensino aos alunos de graduação do curso de Agronomia. Além dos laboratórios básicos, possuímos a área experimental no campus Cedeteg e a Fazenda Escola em parceria com o IAP, onde muitas de nossas pesquisas são realizadas. Então, o reconhecimento de nossas ações e do nosso trabalho vem crescendo ao longo dos anos”, avalia Luiz Henrique.

A professora Liane Ziliotto, chefe do Departamento de Medicina Veterinária, também celebrou a conquista do conceito 5 na avaliação. Esse resultado coloca o curso da Unicentro em terceiro lugar, entre os 51 cursos avaliados na região sul do país. “Todos nós ficamos muito contentes com a nota recebida, principalmente neste momento que nós passamos. Hoje, todas as instituições de ensino públicas têm sido muito criticadas e muito pouco valorizadas Então, para nós, ter recebido a nota foi muito interessante. É um indicativo de que nós estamos seguindo no caminho correto. Tem muito trabalho a ser feito, muita melhoria a ser feita, mas já é um reconhecimento pelo que tem sido feito até aqui”, diz.

Entre os 39 cursos de Educação Física Bacharelado do Paraná que passaram pela avaliação, o da Unicentro foi considerado o segundo melhor. O conceito 5 no Enade, como destaca o chefe do Departamento, Bruno Portela, é fruto do trabalho coletivo de professores e acadêmicos. “Nós somos um departamento que tem uma preocupação muito grande em tentar cuidar do nosso curso de graduação e tentar ministrar sempre com a nossa melhor capacidade as nossas aulas, cuidar dos nossos alunos, fornecer a possibilidade de projeto de extensão e projetos de iniciação científica. Isso é um é um orgulho para nós em relação ao desempenho deles, mostra a nossa seriedade de trabalho no nosso Departamento de Educação Física e mostra a capacidade do nosso aluno, demonstra para a sociedade que o nosso aluno tem uma capacidade muito bem formada em termos de profissionalismo”.

Essa nova conquista da Unicentro também foi celebrada pelo reitor da universidade, professor Fábio Hernandes. Ele destaca que os bons resultados refletem e reafirmam a qualidade do ensino ofertado pela nossa universidade. “Isso comprova o trabalho sério que os departamentos, que os professores, que os estudantes, que a Unicentro têm desenvolvido nos últimos anos. Então, é com muita alegria que recebemos essas notas. Fica aqui nosso agradecimento a toda comunidade da universidade, principalmente aos estudantes e professores envolvidos com os cursos que foram avaliados em 2019 e que obtiveram essa excelente avaliação”.