Estudantes de Enfermagem produzem vídeo para campanha de prevenção ao suicídio

O mês de setembro é dedicado à prevenção ao suicídio e, por isso, diversas ações são realizadas para conscientizar a população sobre o tema. Um exemplo disso foi um vídeo produzido por alunos do quarto ano do curso de Enfermagem da Unicentro como forma de divulgação e apoio à campanha Setembro Amarelo. “Essa campanha busca alertar a população a respeito dessa situação no Brasil e no mundo, demonstrando ser esse um grave problema de saúde pública que, muitas vezes, pode ser evitado”, comenta a professora Daniela Zanoti, que ministra a disciplina de Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica.

Para o vídeo, os acadêmicos Arthur Araújo, Daniel Lima, Lucas Karam e Sara Medeiros compuseram a música “Estamos aqui”. No início do vídeo, enquanto imagens em branco e preto aparecem na tela, a música fala sobre os sentimentos de uma pessoa em estado de depressão. Em um segundo momento, com imagens coloridas, a canção reforça as formas de apoio que essas pessoas podem receber. “O início do vídeo foi baseado nessa perspectiva negativa, ruim, triste e desesperadora deste mundo sem cores. As mensagens dele têm relação com o que a pessoa sente, na parte do preto e branco e, depois, da colorida, o que pode se tornar com as mudanças, com os auxílios”, explica a estudante Sara.

De acordo com a professora Daniela Zanoti, todo o vídeo foi produzido pelos acadêmicos e o material pode ser visualizado nas redes sociais do Departamento de Enfermagem e, também, no canal da Unicentro no YouTube. “No vídeo, o principal objetivo foi tentar demonstrar o quanto é importante a rede de apoio familiar, de amigos e outras formas de apoio e ajuda que permitam que a pessoa em sofrimento possa falar sobre os seus sentimentos”.

O estudante Leonardo de Carvalho conta que 27 alunos se envolveram na produção do material. Para ele, o vídeo é uma forma de instigar a população a ampliar as discussões acerca do tema. “Nós esperamos conscientizar todos que verem o vídeo sobre a importância de se debater a prevenção ao suicídio, a importância de discutir, de se informar sobre esse tema em todos os espaços. Então, claro que em um vídeo de apenas quatro minutos não dá para fazer uma reflexão tão profunda em cima disso, mas já é um pontapé para que a gente tome consciência de que a gente precisa rever tudo isso, nossas atitudes, o ambiente em que a gente vive e que, também, todos nós somos responsáveis sobre isso”, discorre Leonardo.

A ideia do vídeo surgiu a partir de uma solicitação feita pela professora Maria Regiane Trincaus, responsável pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante da Unicentro. Para a professora, a intenção é fazer com que as pessoas que se encontram em estado de depressão se sintam apoiadas. “Que elas saibam que têm outras pessoas que podem auxiliar elas, que podem conversar com elas, que existem pessoas que realmente gostam delas, que querem elas próximas, que ela tem importância na vida de outras pessoas, e que isso possa melhorar a condição delas e, inclusive, de repente, tirá-las dessa possibilidade, de uma possível tentativa de suicídio no futuro”, vislumbra.

A professora ainda lembra que a Unicentro também atua no apoio aos estudantes por meio do Programa de Atendimento Psicológico. “É só o aluno se inscrever na página de eventos da Unicentro, no atendimento psicológico, e ele vai ser encaminhado para uma das psicólogas de plantão. Aí, se houver necessidade, há um encaminhamento para um psiquiatra ou para uma psicoterapia. Nós estamos ali, também, para fazer esse acolhimento, essa escuta dessas pessoas que estão passando por esses momentos de dificuldade”, reforça Maria Regiane.