Unicentro entre parceiras de implantação do Melhor Aprendiz Tech em Guarapuava

Unicentro entre parceiras de implantação do Melhor Aprendiz Tech em Guarapuava

Oferecer capacitação em tecnologia para jovens com idade entre 14 e 24 anos de idade. Esse é o principal objetivo do programa Melhor Aprendiz Tech – uma iniciativa do Senac Paraná e da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, que conta com o apoio de entidades nacionais e estaduais. A iniciativa está sendo implantada em oito cidades do estado, e uma delas é Guarapuava a partir de uma articulação Cilla Tech Park – Prefeitura Municipal – Unicentro.

Guarapuava tem um ecossistema de inovação muito forte e em franca expansão. Nesse cenário, não poderíamos deixar a cidade de for a desse projeto Melhor Aprendiz Tech, liderado pela Superintendência de Inovação do Estado do Paraná e pelo Senac também aqui do nosso estado. Nesse sentido, a Unicentro liderou um movimento junto a outras entidades, outras personalidades do centro do estado para entendermos melhor o projeto”, conta diretor da Central de Relações Institucionais e Inovação da Unicentro (Crie), professor Marcio Fernandes.

Podem participar do Melhor Aprendiz Tech estudantes de escola pública e privada, universitários e recém-formados, com e sem experiência de mercado. O programa conta com carga horária total de 1.000 horas, distribuídas ao longo de um ano, sendo 440 delas cumpridas em atividades no Senac e as outras 560 numa das empresas que aderiram à iniciativa. “O que gente precisa fazer para desenvolver a inovação? Unir a oferta de capacitação com as oportunidades de mercado”, avalia Rodrigo Rosalem, que é diretor de Finanças e Desenvolvimento Organizacional do Senac Paraná e idealizador do Melhor Aprendiz Tech.

A Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inovação, ficou responsável por identificar empresas interessadas em participar do projeto e prepará-las para que possam receber os jovens aprendizes. “Vamos trabalhar para preparar nosso ecossistema para receber de cara essa primeira turma do Melhor Aprendiz Tech”, afirma o secretário Sandro Abdanur, lembrando que a tecnologia tem sido um dos pilares para o desenvolvimento da economia do município.

A primeira turma do Melhor Aprendiz Tech, em Guarapuava, terá início no dia 13 de outubro. Chegada do projeto à Guarapuava, segundo o professor Marcio, as entidades envolvidas estão “beneficiando os nossos jovens – os melhores aprendizes de que fala o projeto – para que tenhamos, cada vez mais, um capital humano, que pense sobre a cidade, para a cidade em em benefício de todos”.

Deixe um comentário