Unicentro entre parceiras de implantação do Melhor Aprendiz Tech em Guarapuava

Oferecer capacitação em tecnologia para jovens com idade entre 14 e 24 anos de idade. Esse é o principal objetivo do programa Melhor Aprendiz Tech – uma iniciativa do Senac Paraná e da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, que conta com o apoio de entidades nacionais e estaduais. A iniciativa está sendo implantada em oito cidades do estado, e uma delas é Guarapuava a partir de uma articulação Cilla Tech Park – Prefeitura Municipal – Unicentro.

Guarapuava tem um ecossistema de inovação muito forte e em franca expansão. Nesse cenário, não poderíamos deixar a cidade de for a desse projeto Melhor Aprendiz Tech, liderado pela Superintendência de Inovação do Estado do Paraná e pelo Senac também aqui do nosso estado. Nesse sentido, a Unicentro liderou um movimento junto a outras entidades, outras personalidades do centro do estado para entendermos melhor o projeto”, conta diretor da Central de Relações Institucionais e Inovação da Unicentro (Crie), professor Marcio Fernandes.

Podem participar do Melhor Aprendiz Tech estudantes de escola pública e privada, universitários e recém-formados, com e sem experiência de mercado. O programa conta com carga horária total de 1.000 horas, distribuídas ao longo de um ano, sendo 440 delas cumpridas em atividades no Senac e as outras 560 numa das empresas que aderiram à iniciativa. “O que gente precisa fazer para desenvolver a inovação? Unir a oferta de capacitação com as oportunidades de mercado”, avalia Rodrigo Rosalem, que é diretor de Finanças e Desenvolvimento Organizacional do Senac Paraná e idealizador do Melhor Aprendiz Tech.

A Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inovação, ficou responsável por identificar empresas interessadas em participar do projeto e prepará-las para que possam receber os jovens aprendizes. “Vamos trabalhar para preparar nosso ecossistema para receber de cara essa primeira turma do Melhor Aprendiz Tech”, afirma o secretário Sandro Abdanur, lembrando que a tecnologia tem sido um dos pilares para o desenvolvimento da economia do município.

A primeira turma do Melhor Aprendiz Tech, em Guarapuava, terá início no dia 13 de outubro. Chegada do projeto à Guarapuava, segundo o professor Marcio, as entidades envolvidas estão “beneficiando os nossos jovens – os melhores aprendizes de que fala o projeto – para que tenhamos, cada vez mais, um capital humano, que pense sobre a cidade, para a cidade em em benefício de todos”.