Inscrições para Eaex seguem abertas até 14 de setembro

Promover a reflexão e a discussão sobre o papel da extensão universitária na formação acadêmica e na transformação da comunidade. Esses são objetivos do Encontro Anual de Extensão Universitária, o Eaex, que, em 2020,  chega na sua 13° edição. Por conta da pandemia de coronavírus, esse ano, o evento vai ocorrer de forma remota e está agendado para os dias 26, 27, 28, 29 e 30 de outubro. “É um evento de natureza multidisciplinar que congrega todas as áreas do conhecimento classificadas no âmbito da extensão nacional. O evento tem como objetivo apresentar e discutir, de modo integrado, os resultados dos projetos de extensão no âmbito da Universidade Estadual do Centro-Oeste”, detalha a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, professora Lucélia de Souza.

Podem participar do Eaex professores, alunos, servidores e toda a comunidade em geral. Os participantes dos programas de extensão que apresentarão os projetos devem se inscrever e fazer as submissões dos resumos expandidos até o dia 14 de setembro. Já para os ouvintes as inscrições seguem abertas até o dia 12 de outubro. A diretora de Extensão da Unicentro, professora Vania Gryczak, destaca que após as inscrições os trabalhos passarão por uma avaliação. “Este ano, o evento será na modalidade remota, on-line, e as apresentações de trabalho, roda de conversa serão via webconferência, com sessões temáticas.  A avaliação dos trabalhos, resumos expandidos será até 30 de setembro, a divulgação das sessões de apresentação até 12 de outubro de 2020”.

O acadêmico de Ciências Biológicas Rhuann Taques já está se preparando para o Eaex. Ele faz parte do projeto “Unidades de conservação de Turvo e Campina do Simão” e destaca a importância da extensão para toda a comunidade. “A extensão, basicamente, é um dos pilares que compõem e sustentam a universidade pública, junto com o ensino e com a pesquisa. Então, socializar todas as nossas atividades extensionistas com a comunidade é bastante rico”, afirma.

Uma das ações do projeto “Unidades de Conservação de Turvo e Campina do Simão” é o inventário de espécies da flora (Foto: arquivo Coorc)

A professora do Departamento de Ciência da Computação Ana Elisa Tozetto Piekarski da Palma é coordenadora do projeto de extensão “Treinamento em lógica e programação de computadores para o ensino médio”. A ação extensionista trabalha com os estudantes dos cursos técnicos de duas escolas estaduais de Guarapuava. O objetivo é treinar os alunos para a participação na Olimpíada Brasileira de Informática. Para ela, participar do Eaex é uma das melhores maneiras para conhecer e apoiar a extensão nas diversas áreas de ensino da universidade. “Sempre se torna um espaço, uma oportunidade de a gente conhecer outros projetos e expor, apresentar os projetos em que a gente atua e sempre tentando incorporar aspectos positivos de outros projetos. Além de conhecer e ajudar a divulgar também, todas essas ações que, muitas vezes, dentro da própria instituição, nós não conhecemos”, avalia a docente.

As inscrições para o Eaex, segundo a professora Lucélia, seguem abertas até o dia 14 de setembro para aqueles que querem submeter trabalhos. Para se inscrever e conhecer a programação basta acessar o site evento.unicentro.br/site/eaex/2020/1. “No contexto da pandemia, o evento teve que ser adaptado. Com isso, espera-se socializar as atividades extensionistas realizadas na Unicentro, utilizando rodas de conversas organizadas por sessão temáticas, com uma metodologia participativa e reflexiva, na medida em que os agentes envolvidos são estimulados a protagonizar a participar das discussões disseminado conhecimento científico, bem como promovendo e fortalecendo a extensão universitária na Unicentro”, discorre a pró-reitora.

Para a estudante de enfermagem Bruna Stuber a extensão abre os olhos para as muitas realidades de uma comunidade. Ela faz parte do “Projeto Feridas”, que tem ações voltadas para pacientes que apresentam feridas crônicas. “Para mim foi sem explicação o tanto que esse projeto de extensão me agregou. Então, poder apresentar esse trabalho, por estar podendo tanto divulgar a importância do nosso projeto, como também estar mostrando o resultado daquilo que eu consegui produzir durante esse tempo. Então, isso para mim é muito importante”.