Professora da Unicentro é uma das organizadoras de coletânea lançada nessa quarta

Auxiliar profissionais da educação através de trabalhos e projetos desenvolvidos no ambiente universitário. Esse é um dos objetivos do livro “Estratégias de Aprendizagem para o Ensino de Ciências e Matemática”lançado nesta quarta-feira, 26. A coletânea foi organizada conjuntamente pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Unicentro, e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia, do campus Ponta Grossa da da Universidade Tecnológica do Paraná, a UTFPR.

Segundo a coordenadora do programa da Unicentro, professora Ana Lúcia Crisostimo, o material é um compilado de diversos métodos que podem auxiliar do ensino básico ao superior. “Ao organizar o lançamento virtual do livro temos como objetivo dar visibilidade as estratégias de aprendizagem implementadas em projeto e programa de extensão, e – ainda – resultantes de pesquisas desenvolvidas no âmbito de mestrados e doutorados na área de ensino de Ciências Naturais e Matemática de diversas instituições de ensino do Estado do Paraná”, explica.

O lançamento da coletânea, devido a pandemia de coronavírus, ocorre remotamente e e conta com as participações do professor Leonardo Martinez Pérez, reitor da Universidade Nacional Pedagógica da Colômbia, e dos autores dos capítulos. De acordo com a professora Rosemari Silveira, outra organizadora da coletânea, os textos abordam diferentes formatos didáticos e, assim, têm como proposta auxiliar no planejamento das disciplinas e na elaboração das aulas. “Esses trabalhos geralmente são feitos e não são divulgados. Poucos professores têm acesso ao que é feito na universidade. Então, estamos tentando fazer essa divulgação para que chegue realmente nos professores de uma maneira geral”, defende Rosemari.

Para a professora Ana Lúcia Crisóstomo, a coletânea tornou-se muito oportuna nesse momento, em que os profissionais de educação estão precisando reinventar suas formas de compartilhar o conhecimento. Por isso, uma versão on-line da obra vai ser disponibilizada gratuitamente. “Queremos agraciar professores da educação básica que estão hoje empenhados com as aulas virtuais e disponibilizaremos todo o material do livro, ele estará na página do nosso mestrado da Unicentro”, finaliza.