Unicentro dá início, nessa segunda, a Semana Pedagógica

Professores, estudantes e funcionários da Unicentro, além da comunidade em geral, podem participar de hoje até sexta-feira, 21, da Semana Pedagógica Interfaces Digitais e Educacionais. O evento on-line é realizado pela Unicentro e tem organização do Núcleo de Educação a Distância, o Nead, e da coordenação institucional da Universidade Aberta do Brasil, a UAB. A semana pedagógica, de acordo com o professor Léo Raifur, coordenador do Nead/Unicentro, será dividida em dois eixos de discussão.

A primeira parte será voltada a debater e compreender melhor a modalidade de ensino remoto, que vem sendo adotada pelas universidades e pelas redes estadual e municipal de ensino, durante a pandemia de coronavírus. O segundo eixo, explica o docente, deve permitir que os departamentos, professores e estudantes façam uma avaliação das atividades desenvolvidas até agora. “Para ver o que foi bem, o que não foi e, a partir dessa avaliação, buscar os refinamentos metodológicos e também tecnológicos, adição ou subtração de ferramentas que vinham sendo utilizadas, para que seja possível fazer um planejamento porque, até que a gente tenha condição de retorno, essa modalidade vai seguir”.

As atividades da semana pedagógica serão realizadas no ambiente virtual do Licon, que é o Portal de Livre Conhecimento do Nead Unicentro. A programação do evento conta com oficinas on-line, cursos sobre a plataforma Moodle, painéis virtuais e webconferências. A primeira delas, como conta o professor Léo, será conduzida pelo superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, professor Aldo Nelson Bona. “Ele vai explanar sobre os desafios que as universidades estaduais estão enfrentando e como é que ocorre essa parceria, essa integração entre o estado e as universidades para que esta atividade possa ser desenvolvida e, também, se tenha o menor prejuízo possível nesse desafio”, detalha Léo.

Outra webconferência destacada pelo professor Léo é a intitulada “Gestão do tempo: organizando a rotina para poder estudar”, com a psicóloga Janaína Blanski, voltada especialmente para os estudantes. “Ela vai falar sobre a gestão do tempo e vai tratar sobre a organização das rotinas diárias para poder se adaptar e se concentrar nos estudos. Pelas avaliações – e até por pesquisas que alguns departamentos têm desenvolvido, a grande dificuldade dos estudantes é, em parte, se concentrar, se autodisciplinar, porque, no fundo, ele acaba tendo que fazer isso sozinho em casa, individualmente, se dedicar ou desenvolver força de vontade para estudar”.

O evento também terá painéis que, segundo o professor, têm o objetivo de ajudar a compreender o ambiente digital e a aproveitar da melhor forma possível o meio e as metodologias de ensino. “A gente vai ter um painel que que vai ser desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com as professoras Carmem Freire Diógenes do Rego, Tânia Cristina Meira Garcia e Túlia Fernanda Meira Garcia, que vão falar sobre a mediação didática com auxílio de tecnologias educacionais e, nessa mesma temática, na quinta-feira, às 17 horas, teremos a participação da professora Sara Dias Trindade, da Universidade de Coimbra, de Portugal, que vai falar sobre os ecossistemas híbridos de aprendizagem e os desafios e oportunidades associados a esses ecossistemas”.

A participação no evento será certificada e as inscrições podem ser feitas gratuitamente na página licon.unicentro.br.