História Regional é tema de aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em História

Nesta quinta-feira, 13 de agosto, o PPGH, que é o Programa de Pós-graduação em História da Unicentro, vai promover uma aula inaugural on-line para dar as boas vindas à turma de mestrandos de 2020. Os alunos recém ingressantes poderão ter, logo de cara, uma noção das abordagens do Programa, pois tanto o tema da webconferência, quanto a área de concentração do Mestrado em História da Unicentro são sobre História e Regiões. A convidada para falar sobre os problemas e perspectivas da história regional é a professora Maria Silvia Leoni, da Universidad Nacional del Nordeste, na Argentina.

O coordenador do PPGH na Unicentro, professor Oseias de Oliveira, explica como as considerações da pesquisadora argentina podem ser úteis para os que estudam essa mesma temática no Brasil. “A professora tem uma reflexão que coaduna com a área do concentração com o Programa de Pós-graduação em História. A professora é assídua e sagaz na sua abordagem a respeito da história regional e regiões na Argentina. Ela tem destacado o quanto a historiografia argentina precisa e demanda da reflexão a respeito das regiões e, também, tem acentuado a importância da aproximação e da comparação entre história e regiões em toda a América Latina”.

A professora Maria Silvia Leoni é docente titular da Facultad de Humanidades da Universidad Nacional del Nordeste, com dedicação às disciplinas de “Introdução à História” e “História da Historiografia”. Na mesma universidade, Leoni também é diretora do Instituto de Investigaciones Geohistóricas e do Doutorado em História, além de ser secretária-geral de Ciência e Técnica da instituição de ensino superior argentina.

Para a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em História da Unicentro, a professora Maria Silvia conta que pretende refletir sobre a importância da história regional na contemporaneidade. “Agradeço esta possibilidade de abrir espaço de diálogo e intercâmbio entre universidades localizadas em espaços regionais e que investigam sobre eles. Não temos a pretensão de dar respostas definitivas, mas questionarmos sobre a relevância da história regional e sobre o seu lugar no campo historiográfico no século XXI, fundamentalmente, atender a esse papel que ela tem para o avanço dos nossos estudos históricos”, detalha.

Mesmo que de forma remota, o início das atividades da nova turma do Mestrado em História da Unicentro já tem inspirado os estudantes do Programa. A jornalista Marina Alves de Oliveira, por exemplo, recém ingressou no PPGH e está ansiosa para adquirir conhecimentos através das disciplinas e desenvolver seu projeto de pesquisa. “Minhas expectativas são as melhores possíveis, por conta de ser um Mestrado que tem uma posição muito positiva com relação à interdisciplinaridade, que é uma coisa que para mim é essencial, já que eu sou formada em Jornalismo, mas também porque é um Mestrado que tem muitas leituras e disciplinas voltadas à Espaços Simbólicos, Ambiente e Corporeidades, que é exatamente o que eu preciso para desenvolver essa pesquisa”, elocubra Marina.

A aula inaugural do Programa de Pós-graduação em História da Unicentro começa às 19h desta quinta-feira, dia 13, com realização pelo Google Meet e transmissão ao vivo. O evento on-line é aberto a toda a comunidade e para participar basta acessar o link da transmissão.