Métodos de pesquisa quanti e qualitativo são tema de live nessa terça-feira

Em tempos de pandemia, a palavra de ordem é adaptação e, nesse quesito, a Unicentro tem se destacado. Desde que as atividades presenciais foram suspensas, professores e alunos estão se dedicando na promoção de encontros on-line. Um deles, promovido pelo Departamento de Física, é a palestra “Pesquisa Qualitativa  x Pesquisa Quantitativa – Distinções e Métodos”. A live será moderada pelo professor Ricardo Miyahara, que ministra a disciplina de Metodologia da Pesquisa em Física. De acordo com o professor, o encontro on-line é voltado a alunos de graduação e pós-graduação, e, também, para pesquisadores.

Essa palestra”, explica Ricardo, “vai trazer um pouco dessas diferenças entre os dois tipos de pesquisa e, também, os métodos adotados nesses tipos de pesquisa. O que nos motivou a trabalhar com esse tema foi, principalmente, a disciplina que eu ministro na graduação “Metodologia de Pesquisa em Física”. Eu mostro para eles qual a importância de escrever um bom projeto e, no início de tudo, saber a diferença entre o que ele vai tentar pesquisar, o que ele vai conseguir colher com dados, se vai ser algo qualitativo ou quantitativo”.

A palestra será ministrada pela professora Jacieli Lyra, graduada e mestre pela Unicentro e doutoranda na Universidade Estadual de Maringá. De acordo com a professora, que trabalha com consultoria acadêmica desde 2014, a palestra deve trazer esclarecimentos sobre como escolher a metodologia científica mais adequada para o Trabalho de Conclusão de Curso. “Quando a gente migra de uma área para outra, ou até trabalha com projetos diferentes de áreas distintas do conhecimento, a gente tem uma série de desencontros de informações e esses desencontros são mais pontuais em relação a definir se a pesquisa que será desenvolvida é quali ou quantitativa. A ideia é trazer essa discussão já na graduação, para que os alunos possam aprender o quanto antes a maneira mais correta de desenvolver a sua metodologia de pesquisa”, avalia.

A professora destaca que, com o trabalho de orientação de pesquisas acadêmicas, percebeu que existem desencontros de informações, por isso, o intuito da palestra também é mostrar quais são os principais conceitos estudados em todas as áreas e que podem ser interpretados de maneira distinta em cada uma delas. “A própria estatística, que é utilizada dentro da pesquisa quantitativa, não é compreendida da mesma forma pela área da saúde e pela área de exatas. Então, são temas nesse ponto que essa palestra vai trazer à tona, porque se a gente tem uma definição de como a pesquisa se processa, a gente precisa compreender também que existem alguns conceitos universais, que precisam ser trazidos à tona e ser questionados durante a nossa postura como educador e como pesquisador”.

Para o professor Ricardo, a importância das atividades on-line nessa época de pandemia e suspensão das atividades presenciais é a oportunidade de atingir um número grande de pessoas, abrindo o evento não só para os alunos da disciplina, mas também para todos aqueles que têm interesse na pesquisa. “Nessa época de pandemia, muitas pesquisas continuaram, até início de projetos, por exemplo, da graduação ou de mestrado e doutorado”, encerra.

A live, nesta terça, 04, tem início às 19h, pelo Google Meet (meet.google.com/sor-snru-fmd).