Centro de Línguas da Unicentro oferece curso on-line gratuito de francês

Centro de Línguas da Unicentro oferece curso on-line gratuito de francês

Com o isolamento social, provocado pela pandemia do novo coronavírus, tem sido constante a busca por atividades que podem ser feitas dentro de casa. Uma opção interessante é o curso introdutório de francês que o CEL, que é Centro de Línguas da Unicentro, no Campus Irati, está ofertando na modalidade remota, de forma totalmente gratuita. Segundo o diretor do CEL, professor Tadinei Jacumasso, este pode ser um momento oportuno para começar a aprender um novo idioma. O estudo de uma língua estrangeira abre muitas portas, além de ser uma atividade muito boa para o desenvolvimento cognitivo das pessoas. Então, entendo que esse curso, nesses tempos em que as pessoas não podem sair de casa, que estão mais conectadas, um curso gratuito e de forma remota pode ser uma ótima oportunidade”, afirma. 

O curso “Dansez la poésie – Sensibilização à Língua Francesa” está com inscrições abertas. As vagas são limitadas e para garantir a sua o interessado só precisa preencher o formulário de inscrição, disponível no site www2.unicentro.br/cel. Segundo o diretor do Centro de Línguas da Unicentro, qualquer pessoa pode participar do curso. “O curso é aberto a comunidade interna da Unicentro – professores, alunos, funcionários, alunos do próprio Centro de Línguas – e também é aberto à comunidade externa. Pessoas que não fazem parte da Unicentro podem se inscrever, podem participar do curso. Não há uma idade mínima para participação”. 

As aulas virtuais de francês serão quinzenais, sempre aos sábados, pela manhã. A duração total do curso é de dois meses. A condução das aulas remotas de francês será feita pela professora Larissa Ribeiro. Segundo a docente, a inspiração para um formato diferenciado veio a partir de opiniõesalheias sobre a beleza dos sons da língua francesa. “A gente ouve vários comentários – ‘eu acredito que o francês é lindo’, ‘eu acho uma língua poética’, ‘eu acho uma língua romântica’. Então, por que não trabalhar esse universo? Por que não trabalhar essas imagens e esses sons que são prazerosos no momento da aprendizagem? O curso Dansez la poésie, que tem como subtítulo ‘Sensibilização à língua francesa’, tem como conteúdo a própria poesia. Serão trabalhados diversos poemas, sons e músicas, explorando todo esse universo que a língua disponibiliza”. 

A professora Larissa comenta que, apesar de ser comumente associado à França, a abrangência do francês vai muito além, já que o idioma é utilizado como língua oficial em muitos outros países. “Países da Europa tem o francês como língua oficial, como a Suíça, a Bélgica, Luxemburgo, Mônaco. Se formos pensar na América, podemos citar o Canadá. Então, para as pessoas que querem ir até esses países, seja pelo motivo que for, é imprescindível conhecer a língua para poder se comunicar e interagir ali nesse espaço”, descreve. 

O início do curso de sensibilização à língua francesa será no dia oito de agosto. Os encontros quinzenais serão sempre às dez horas da manhã, por meio da plataforma Google Meet. Além dessa ferramenta, os alunos inscritos também terão acesso ao Moodle, que é o ambiente virtual de aprendizagem oficial utilizado pela Unicentro, onde terão acesso aos materiais didáticos utilizados durante as aulas. 

Deixe um comentário