Unati promove Arraiá Virtual

O mês de julho começou em clima de São João para o pessoal da Unati, que é a Universidade Aberta à Terceira Idade, um programa de extensão da Unicentro. Isso porque, as unatianas tiveram a oportunidade de participar de um arraiá virtual. Apesar do distanciamento social, necessário para evitar o contágio pelo coronavírus, a coordenadora do programa, Maria Regina Vargas, comenta que o encontro online permitiu que essa tradicional festa do calendário da Unati pudesse ser mantida, mesmo que de forma adaptada.

Esse ano nós ficamos privados da festa junina, de um dos nossos momentos mais tradicionais e aí surgiu a ideia, então, por iniciativa da nossa estagiária, para refazermos essa tradição de uma forma diferente, de forma remota. Essas festividades são uma maneira de tirar o idoso do isolamento social usando as tecnologias, para que ele não sofra riscos mas, ao mesmo tempo, não perca o vínculo social com os amigos e os professores. A universidade acabou sendo uma segunda casa para os unatianos e eles estão sentindo muita falta desse convívio, de ir à Unicentro. Então, a Unicentro está indo até a casa deles através das redes”, afirma Maria Regina.

Foi uma festança com tudo o que um arraiá tem direito. As unatianas apareceram na reunião virtual trajando camisas xadrez, chapéus de palha e vestidos de chita com retalhos e laços de fita. E para dar aquele toque final no visual caipira, algumas fizeram tranças e pintaram sardinhas no rosto. A dona Maria Ondina Borgo, de 75 anos, participou do arraiá online e caprichou não só no traje, mas também na mesa de comidas típicas que ela preparou para acompanhar o evento de casa. “A preparação do arraiá foi muito legal. Preparei meu traje caipira para participar do arraiá e, também, muitos pratos típicos como quentão, bolo de fubá, pipoca, e outras guloseimas. Entrei no clima dançando quadrilha e cantando músicas de São João. Senti que as unatianas estavam demonstrando muita alegria, como se estivéssemos todas juntas curtindo uma festa presencial com muita alegria”.

Além das iguarias típicas de festa junina citadas pela Maria Ondina, durante o encontro virtual, as unatianas mostraram em suas webcams uma diversidade imensa de outras comidas que prepararam, como canjica, pé de moleque, paçoca, quentão, bolos e tortas de vários sabores. A coordenadora Maria Regina conta que o compartilhamento das receitas das comidas típicas também fez parte da proposta do arraiá online.“A professora de fortalecimento fez uma proposta, um desafio na semana passada onde os participantes deveriam elaborar uma receita que gostem e filmar todo o processo e fotografarem o produto pronto – de preferência que fossem comidas típicas de festa junina”.

Todo arraiá tem muita música, alegria, brincadeiras e, é claro, a festa online da Unati não deixou a desejar também neste quesito. A unatiana Helanadir Mioso Bronzatti, de 74 anos, relata que a reunião foi bastante extrovertida, com interações de todos os tipos. “Foi muito bom, foi muito divertido. A gente passou uns momentos diferentes com as piadas, versinhos, cantos, e voltamos um pouco no tempo relembrando umas histórias pitorescas acontecidas na nossa juventude. Esse encontro foi de muito valor, muito carinho envolvido e com certeza, sim, veio suprir as nossas carências de lazer.”

A Unati também tem movimentado outras ações de modo remoto durante o período de suspensão de aulas presenciais. De acordo com a coordenadora Maria Regina, são atividades que visam manter os idosos ativos e para que não percam os vínculos com os professores e amigos que fizeram na Unicentro. “Para não deixar que essa pessoa fique totalmente isolada em casa, nós utilizamos as redes sociais e temos também as atividades remotas, as aulas. Então, a semana toda, eles podem participar das aulas de canto, de espanhol, de francês, de inglês, fortalecimento, educação em dor, assessoria técnica para ter maior desenvoltura no uso da tecnologia. Temos também o grupo de danças Outono Dourado, que está fazendo muito bonito, inclusive participando de eventos de terceira idade, sendo criada uma coreografia totalmente a distância”, finaliza.