Departamento de Engenharia Florestal promove Ciclo de Seminários

Em 12 de julho comemora-se o Dia do Engenheiro Florestal. Para reforçar a importância dessa profissão, alguns dias antes desta data, o Departamento de Engenharia Florestal da Unicentro vai dar início ao Ciclo de Seminários Florestais, que será realizado em formato de lives. O primeiro encontro virtual é realizado nessa terça, 7, a partir das 14h30, com transmissão pela plataforma Zoom. O tema do debate será “Os Desafios e Rumos da Engenharia Florestal”.

Todo ano, a Engenharia Florestal faz um evento científico que, geralmente, é o Seminário de Atualização Florestal. Como esse ano não vai ser possível a realização de seminário no modo tradicional, com a presença de alunos e palestrantes, nós decidimos fazer de forma remota, como se fossem lives. Nós sabemos que a agroindústria se manteve trabalhando durante a pandemia e é o que tem elevado o PIB do Brasil. Então, a gente achou importante ter esses convidados para falar dos números para nós e da importância do setor florestal diante das dificuldades que vão ser encontradas, que já estão ocorrendo e que futuramente podem aumentar”, discorre a professora Daniele Ukan, uma das organizadoras do evento, sobre como o Ciclo de Seminários foi estruturado a partir de reflexões sobre a área da Engenharia Florestal no contexto atual, afetado pela pandemia de covid-19.

A live de abertura contará com a participação de três palestrantes de importância nacional e internacional. Um deles é o reitor da Universidade de Rottenburg, na Alemanha, professor Bastian Kaiser. O seminário também terá a participação do chefe geral da Embrapa Florestas, Erich Gomes Schaitza e também do diretor florestal da Klabin, José Artêmio Totti. A Embrapa é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis do país. Dessa forma, o Ciclo de Seminários trará uma ampla visão dos desafios para a Engenharia Florestal, reunindo abordagens do assunto tanto no âmbito da pesquisa, como no da indústria florestal.

Esse evento, eu acho bacana que vai ocorrer, porque ele realmente vai unir a visão da universidade – o que a universidade está fazendo, como está trabalhando a formação de seus profissionais – e, ao mesmo tempo, também ouvir o lado do mercado, o lado das empresas, o lado profissional e o que esse mercado espera dos profissionais no futuro”, aponta o professor Eduardo da Silva Lopes, que também faz parte da organização do evento.

Podem participar do evento quaisquer pessoas que queiram conhecer mais sobre a Engenharia Florestal – estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais de áreas afins e público em geral. O interessado em assistir à live precisa se inscrever previamente através do preenchimento de um formulário com link disponível na Bio do Instagram do PET Engenharias. A inscrição é gratuita e o participante receberá o link para a participação na plataforma Zoom no dia do evento. Para a realização do Ciclo de Seminários Florestais, a Unicentro conta com a parceria da Aeflor, que é a Associação de Engenheiros Florestais da Região Centro-Sul do Paraná.

Integrante da Aeflor, o professor Eduardo comenta sobre a importância das associações como coorganizadoras de eventos acadêmicos para que os estudantes comecem a perceber a importância do contato com essas instituições. “Essa parceria entre universidade, conselho de classe dos profissionais e as associações é muito importante porque o estudante sabe que hoje ele está na universidade sendo formado, mas amanhã ele se desvincula da universidade e passa a estar vinculado, a partir da sua colação de grau, à entidade de classe. Ter uma associação que o defende é muito importante”.

Segundo a professora Daniele, o objetivo do Ciclo de Seminários Florestais é realizar, além desse encontro virtual no dia 7, também outras duas lives, uma em agosto e outra em setembro, trazendo outros temas importantes para a profissão. “Dessa forma, virtualmente, a gente consegue acessar as pessoas mais facilmente. Então, a gente espera, nos próximos eventos também trazer pesquisadores dos Estados Unidos. Com o uso das tecnologias, da internet, a gente vai conseguir uma aproximação que talvez em modo presencial nós não conseguiríamos em função dos recursos”.

No âmbito universitário, o evento conta com o auxílio do PET Engenharias e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Unicentro. Também são apoiadores do Ciclo de Seminários Florestais o CREA, que é o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, a Aspef, que é a Associação Sul Paranaense de Engenheiros Florestais, e a Aefos, que é a Associação dos Engenheiros Florestais do Oeste e Sudoeste do Paraná.