Abertas as inscrições de obras para a exposição coletiva Arte²

Abertas as inscrições de obras para a exposição coletiva Arte²

A cultura é fundamental para o nosso cotidiano. E neste período de isolamento social, em decorrência da pandemia de coronavírus, ela tem sido cada vez mais frequente em nossas rotinas, já que entre as opções de lazer mais populares para ter dentro de casa estão ouvir músicas, assistir a filmes e acessar uma série de outras produções culturais nos canais de TV, aplicativos e sites da internet.

Inspirada nesse cenário, a Diretoria de Cultura da Unicentro está organizando a exposição artística Arte². Esse é um evento realizado anualmente pela universidade e que reúne obras em diferentes linguagens artísticas, que são expostas no Centro de Exposições do Campus Santa Cruz. Mas, este ano, por conta da pandemia de covid-19, a Arte² foi adaptada para o ambiente virtual e tem como tema a brincadeira com o duplo sentido da expressão “Em quadrados”.

O nome Em Quadrados é uma alusão a esse momento que a gente está passando – enquadrados pelo novo vírus. Como as aulas estão sendo a distância e este é um momento que nós estamos vivendo que é bastante angustiante, nós pensamos em novas maneiras de nos comunicarmos e apresentarmos a arte como uma forma de entretenimento”, explica a diretora de Cultura da Unicentro, professora Níncia Teixeira.

Colagem exposta em 2018 (Foto: arquivo Unicentro)

Qualquer artista plástico ou membro da comunidade pode expor na Arte². Para isso,  basta se inscrever, até o dia 30 de julho, por meio do preenchimento do formulário de inscrição e do envio dele e da produção artística para o e-mail da Diretoria de Cultura. Cada autor pode inscrever até três séries com, no máximo, três obras cada uma. Mas atenção – o principal objetivo da exposição Arte² é que todas as obras sejam desenvolvidas em quadrados de 12 por 12 centímetros, podendo ter margem de até três centímetros, totalizando o tamanho máximo de 15 por 15 centímetros.

Dentro desse limite, segundo a diretora de Cultura da Unicentro é possível produzir obras em diversos estilos e técnicas. “As obras podem ter todo o tipo de linguagem, seja pintura, poesia, fotografia, colagem, bordado, aquarela, entre outras técnicas. Neste ano, a maior novidade é a possibilidade de enviar conteúdo audiovisual. Como a exposição será, em um primeiro momento, virtual, pensamos em divulgar trabalhos com formatos de vídeo. Então, se alguém, que estiver nos escutando, cantar, declamar, tocar algum instrumento ou encenar, também pode”. 

Para as obras audiovisuais, a métrica é a mesma, ou seja, as obras deverão ter 12 segundos, podendo apresentar, além disso, uma margem de até três segundos, totalizando 15 segundos. No caso de fotografias, elas devem ser enviadas em arquivo com uma resolução de, no mínimo, 300 dpi. Os trabalhos em outras linguagens, como pinturas e bordado, devem ser fotografados ou escaneados.

As obras inscritas passarão pela avaliação de uma comissão de seleção para confirmar o enquadramento das produções aos critérios e à temática estabelecidos pela Diretoria de Cultura da Unicentro para esta edição do Arte². “Neste ano, nós abordamos a poética do isolamento social em decorrência da pandemia que nós estamos vivendo. Por isso, além do formato, é importante que quem vá produzir a sua obra esteja enquadrado dentro da temática estabelecida”, explica Níncia. 

A fotografia é uma das linguagens possíveis (Foto: arquivo Unicentro)

A exposição virtual Arte² vai ser realizada de 10 a 31 de agosto por meio do perfil @_emquadrados, no Instagram. Assim que as atividades presenciais na Unicentro forem retomadas, a Diretoria de Cultura também vai programar uma data para a exposição física da Arte².

Deixe um comentário