Unicentro FM completa 20 anos

O aniversário de 10 anos da Unicentro, em 13 de junho de 2000, foi celebrado com a assinatura de um convênioentre a universidade e a Cooperativa Agrária. O termo previa a administração conjunta pelas partes da então Rádio Entre Rios FM, que passou a se chamar Universitária FM. Só mais recentemente, em 2015, é que foi adotado o Unicentro Entre Rios FM. Ao longo desses 20 anos, segundo o atual diretor da rádio, Danny Jessé Nascimento, o que se buscou foi melhorar a qualidade do sinal e da programação da emissora, que opera em 99,7 megahertz.

“A diferença está no ar. Esse foi o slogan que mais marcou a Unicentro FM no decorrer desses 20 anos. Desde que a universidade assumiu a emissora, essa foi uma constante – fazer diferente, fazer com mais qualidade tanto na informação quanto na música, e trazer o novo. Esse, então, é o intuito da universidade enquanto gestora da Unicentro FM e esse é o nosso intuito. É sempre trazer música e informação com qualidade”, afirma Nascimento.

Diariamente, na programação da Unicentro FM, são veiculadas músicas nacionais e internacionais, e informações de serviço público e sobre as ações que envolvem a Unicentro e as comunidades de Guarapuava e região. Sempre numa perspectiva de possibilitar ao ouvinte acompanhar uma programação diferenciada, que ele não encontra em nenhuma outra emissora de rádio da cidade. No jornalismo, por exemplo, são oito boletins informativos diários, exibidos entre 9h e 16h, sempre nas horas cheias. O Sem Fronteiras traz notícias internacionais a partir de agências de notícias como a rádios ONU e França Internacional; o Unicentro Serviços, como o próprio nome explicita, prima por informações de interesse público; e o Editorias Unicentro mostra o que é notícia e envolve a universidade, suas ações de ensino, pesquisa e extensão. Outro diferencial da programação são os horários reservados para a programação em alemão, proposta da Agrária para a manutenção da língua, dos costumes e da cultura trazidas pelos suábios do Danúbio que se estabeleceram em Entre Rios na década de 1950 e fundaram a cooperativa.

Para o presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, a parceria obteve êxito porque os dois lados trabalharam com profissionalismo, dia após dia, procurando promover a cultura e a informação com qualidade. “Se hoje nós podemos comemorar 20 anos, isso mostra que a atitude de ter feito essa parceria lá no passado foi uma atitude certa. A rádio tanto atende a comunidade acadêmica, quanto atende a comunidade regional. A Agrária é referência em termos de cooperativismo e agroindústria e a Unicentro é referência em termos de ensino. Isso faz com que a Rádio Unicentro tenha essa credibilidade e também esse reconhecimento por parte da comunidade. Então, nós estamos muito satisfeitos com essa parceria e torcemos que tenhamos a oportunidade de comemorar várias vezes mais 20 anos, mais 20 e mais 20 anos de trabalho em conjunto”.