Unicentro entrega álcool-gel ao município de Pato Branco

Membros da administração central da Universidade Estadual do Centro-Oeste realizaram, nessa sexta-feira, 15, uma visita técnica à Prefeitura Municipal de Pato Branco. Os professores Fábio Hernandes, reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor da universidade, Marcio Fernandes, diretor de Central de Relações Institucionais, e Cleverson Salache, diretor do campus avançado de Pitanga, foram recebidos pelo prefeito Augustinho Zucchi, pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Géri Natalino Dutra, e pela coordenadora do polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Pato Branco, Cácia Weber.

“A Unicentro é uma universidade pública que tem um papel importantíssimo na busca de solução para os desafios da sociedade. E, neste momento de pandemia, quis a universidade nos fazer uma visita – e eu quero agradecer muito – para nos brindar, entre outras coisas, com a doação de máscaras cirúrgicas e, também, de álcool em gel, que é feito pela universidade através do recolhimento de bebidas alcoólicas, o que é o sinônimo do trabalho e da criatividade da universidade pública”, afirma o prefeito, destacando que a aproximação entre a administração municipal a Unicentro se deu em virtude do interesse comum pela promoção da ciência, da tecnologia e da inovação.

Unicentro e Prefeitura de Pato Branco se aproximaram em 2019, tendo em comum o interesse na promoção da ciência, da tecnologia e da inovação (Foto: arquivo pessoal)

Em 2019, a Unicentro manteve um estande durante a Inventum, que é a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco e, meses antes, promoveu uma manhã de pesquisa e extensão no campus Cedeteg, como ação de lançamento da Inventum. “Nós viemos aqui numa visita de retribuição, haja vista que lá esteve o prefeito, o secretário Géri, toda equipe no lançamento da Inventum, em agosto de 2019”, conta o professor Fábio. “Agora, nós viemos retribuir essa visita e trouxemos alguns frutos das nossas ações na universidade, principalmente no combate ao coronavírus”.

Assim como já fez nos municípios em que a Unicentro mantém campus e unidades avançadadas, a reitoria repassou à administração de Pato Branco um lote de álcool em gel, produzido nos laboratórios da universidade a partir de bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal e doadas à instituição; máscaras cirúrgicas confeccionadas pelas unatinas em manta cirúrgica; e escudos faciais, produzidos pelo mutirão TEC do Bem, que a Unicentro integra, a partir da tecnologia de corte a laser. “Trouxemos um pouco deste álcool produzido pela nossa universidade aqui, para contribuir junto aos profissionais da área de saúde e, também, algumas máscaras, máscaras faciais, no sentido de auxiliar e no sentido de estreitar ainda mais essa parceria tão profícua que a Unicentro tem tido, nesses últimos anos, com a Prefeitura de Pato Branco”, completa o reitor.

Finalizando, o vice-reitor, professor Ademir, salienta que “sstamos aqui, mais uma vez, em mais em um município participando e levando o nome da Unicentro até as cidades parceiras, vizinhas e as cidades que acolhem a nossa universidade. Essas visitas demonstram que a Unicentro está viva, que ela está presente nos municípios da nossa região”.