Em duas semanas, projeto Ideias alcança pessoas de 20 estados brasileiros
Lançado no dia 30 de abril, o projeto Ideias para uma Educação On-line, da UVPR (Universidade Virtual do Paraná) em parceria com a Câmara de EaD da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) alcançou pessoas de 20 estados brasileiros e também do Distrito Federal.
No decorrer das duas últimas semanas, as inscrições não param de aumentar, conforme dados do Licon, que é o Portal do Livre Conhecimento da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que hospeda os cursos. Considerando todas as opções disponíveis no catálogo, foram mais de mil inscrições.
O projeto Ideias foi criado dentro da proposta de microlearning, focando na formação de docentes (e demais interessados) para o uso de TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) em processos educativos. É importante salientar que o catálogo do cursos está sendo ampliado, assim, é interessante voltar à página de vez em quando para conferir as novidades (uvpr.pr.gov.br/ideias).
De acordo com a coordenadora da UVPR e da UAB/Unicentro, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, a repercussão tem sido muito positiva e o resultado é esforço coletivo de todas as instituições parceiras envolvidas.
Os cursos são gratuitos, breves, autoinstrucionais e com certificação. Os alunos podem escolher formações distribuídas em quatro áreas: Ferramentas e Recursos, Metodologias, Plataformas Virtuais, e Lives e Webinars. Uma novidade dentro do projeto é o relançamento do conteúdo do Simpósio Nacional sobre Metodologias Ativas, que teve o primeiro ciclo no fim de 2019, na seção de Lives e Webinars. Assim, os interessados podem refletir sobre a docência nos tempos atuais a partir da perspectivas de convidados especialistas renomados.