Professora da Unicentro dá dicas de como usar máscara, durante a quarentena, corretamente

Professora da Unicentro dá dicas de como usar máscara, durante a quarentena, corretamente

O coronavírus transformou nossa rotina. Quem pode, está em casa como medida de prevenção tanto do contágio quanto da transmissão do covid-19. Já quem precisa sair, deve adotar uma série de recomendações sanitárias. Entre as medidas de segurança e saúde estão lavar as mãos com água e sabão sempre que possível; usar álcool em gel para higienizar as mãos quando não for possível lavá-las; trocar de roupa e sapatos ao chegar em casa e colocá-los para lavar; e, desde o último dia 28 de abril, no Paraná, quem coloca os pés para fora de casa deve, obrigatoriamente, usar máscaras.

“O uso das máscaras é importante na proteção da covid, porque quando nós falamos ou tossimos ou espirramos, nós eliminamos gotículas de saliva que contém vírus junto. Às vezes, são gotículas maiores, às vezes menores, mas essas gotículas contém o vírus. Então, quando você utiliza a máscara, você acaba evitando de transmitir o vírus, de propagar esse vírus no ambiente e contaminar outras pessoas. Da mesma forma, se você utiliza a máscara você evita inalar – já que quando você respira você acaba inalando essa gotículas que estão suspensas no ar e nelas estão os vírus. Então, a máscara também nos protege nesse sentido. Tanto a proteção nossa de acabar inalando o vírus, quanto a proteção dos outros indivíduos se você estiver contaminado e acabar tossindo, espirrando ou até mesmo na própria fala de você eliminar essas gotículas”, detalha sobre a importância do uso de máscaras durante a pandemia a professora Maria Regiane Trincaus, do Departamento de Enfermagem da Unicentro.

Máscaras devem, completamente, cobrir o nariz e a boca (Foto: arquivo pessoal)

Porém, nesse momento em que a utilização do acessório de proteção individual é tão importante, muita gente tem usado a máscara de forma errada. Para ser eficaz, reforça Regiane, a máscara deve cobrir, ao mesmo tempo, nariz e boca. “Os maiores erros que a gente tem visto no uso das máscaras, as pessoas acharem que no pescoço só ela protege, ela não protege; ou ela cobrindo somente a boca e deixando o nariz de fora, ela também não vai proteger, porque você vai estar inalando essas gotículas que estão suspensas no ar”, afirma. Outra situação que precisa ser evitada durante o uso das máscaras, é levar a mão só rosto e, sobretudo, tocar no acessório. “São duas situações que te colocam em risco e que devem ser evitadas para você acabar não se contaminando”.

O uso correto da máscara começa ainda em casa, antes de vestir o acessório. “É importante as pessoas lembrarem que, ao colocar uma máscara, eu preciso higienizar, primeiramente, as minhas mãos com água e sabão ou com álcool 70. Ao colocar a máscara, eu preciso proteger o nariz e a boca – então, ela precisa ficar acima do nariz e abaixo do queixo. E, depois que eu coloco a máscara, eu higienizo novamente a minha mão, porque eu entrei em contato com a pele do rosto e acaba ficando suor ou, de repente, as gotículas que ficam suspensas no ar. Então, é uma forma de você evitar a contaminação”.

Máscaras de tecido também são efetivas, o importante é não toca nelas, para não contaminá-las

Outra recomendação dos profissionais de saúde diz respeito a troca constante das máscaras, quando elas são descartáveis; ou a higienização do acessório, quando ele é confeccionado em tecido. “A máscara, normalmente, ela tem uma durabilidade de até duas horas se você utilizá-la continuamente, ou até o momento em que ela fique úmida. A partir do momento em que ela fica úmida, você deixou de ter a proteção dela. Então, ela precisa ser substituída. Para você substituí-la, você precisa novamente higienizar as tuas mãos, retirar ela através dos elásticos, nunca pela máscara em si, pelo tecido, mas retirar através dos elásticos, joga no lixo do banheiro – nunca no lixo comum – e novamente higieniza tuas mãos para, depois, você colocar uma nova máscara”.

Todos esses cuidados são fundamentais na medida que a máscara atua numa dupla proteção. “A máscara, você precisa sempre pensar, que ela não é somente a tua proteção, mas também a proteção de outras pessoas”, finaliza Regiane.

Deixe um comentário