A Ciência transforma!
Há quase 30 anos a Unicentro é uma das referências da Ciência no Estado do Paraná. Neste tempo, nossa Universidade promoveu a transformação das vidas de milhares de estudantes que, muitas vezes, representam a primeira geração de suas famílias a ter acesso ao Ensino Superior.
Ao longo dessas décadas, contribuímos na transformação da matriz econômica de incontáveis cidades do Centro-Sul do Estado, com a formação de pessoal altamente qualificado, desenvolvimento de atividades de pesquisa e acordos de cooperação técnica e científica. Assim, nosso papelcomo catalisador do processo de desenvolvimento local e regional é indiscutível e isto é fruto do trabalho incansável de nossa comunidade acadêmica – professores(as), agentes universitários e alunos(as).
Agora, nestes momentos trágicos de pandemia causada pelo novo coronavírus, a Unicentro mais uma vez revela sua importância social e está na linha de frente no combate à covid-19. Nosso time atua há mais de 40 dias incessantemente – manhãs, tardes e noites – em muitos municípios do Estado. Pessoas de todas as áreas do conhecimento que deixam suas famílias em segurança tanto quanto possível e saem para as ruas trabalhar. E isto somente é possível por duas grandes condições: o sentimento de pertencer a uma sociedade que precisa de nossa ajuda e a expertisecientífica que cada um adquiriu na Universidade e que pode e deve ser colocada à disposição do tecido social.
E é por isso que a Unicentro apoia incondicionalmente a Marcha (Virtual) pela Ciência!, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) neste 7 de maio. Nenhum país progride social ou economicamente sem cientistas. Nenhuma nação combate a pobreza sem cientistas. Nenhuma comunidade enfrenta doenças sem cientistas.
Convidamos você a aderir a esse movimento em defesa da universidade pública brasileira e também de algo muito maior: a sobrevivência pacífica, justa e em desenvolvimento da nossa condição humana. Clique em www3.unicentro.br/marchapelaciencia e nos dê virtualmente as mãos para que, em breve, seja possível voltarmos a demonstrar afeto pessoalmente.
Estamos juntos!
Guarapuava, 7 de maio de 2020.
Fábio Hernandes, reitor
Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor