Unicentro entrega face shields e álcool em gel para o Ministério da Saúde

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) segue atenta as demandas da sociedade nesse momento de combate ao coronavírus e se empenhando, diariamente, para cumprir seu papel social. Exemplo disso é o segundo atendimento de solicitações apresentadas pelo Ministério da Saúde, através do Distrito Sanitário Especial de Atenção Indígena Litoral Sul. Depois de repassar para o órgão um lote de 140 máscaras cirúrgicas, agora a universidade entregou mais 140 máscaras, dessa vez das chamadas face shields.

Os escudos faciais foram produzidos pelo Mutirão TEC do Bem, que agrega instituições de ensino, entre elas a Unicentro, órgãos públicos e empresas de Guarapuava. “Nesse grupo, então”, conta o representante da universidade, professor Ricardo Miyahara, que é diretor do campus Cedeteg, “organizamos a produção dessa máscaras. Nesse momento, estamos entregando 140 máscaras para atender as aldeias indígenas da nossa região”. Além de ajudar na produção das face shields, a Unicentro também doou o PET-G, que é o material acrílico usado na produção da máscara”.

Professor Ricardo explica montagem e forma de utilização dos escudos faciais (Foto: arquivo pessoal)

Essas máscaras faciais entregues ao Distrito Sanitário Especial de Atenção Indígena Litoral Sul beneficiarão médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos em enfermagem, auxiliares de saúde bucal, agentes indígenas de saúde e agentes indígenas de saneamento que integram as 14 equipes responsáveis pelo chamado Polo Base de Guarapuava, formado pelos municípios de Cândido de Abreu, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Vivida, Espigão Alto do Iguaçu, Inácio Martins, Laranjeiras do Sul, Mangueirinha, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Palmas e Turvo.

Além das face shields foram entregues para a enfermeira-chefe do Polo Guarapuava do Distrito Sanitário Especial Indígena, Daniela Siqueira, álcool em gel 70% em um ato que contou com as presenças – além do diretor do Campus Cedeteg, professor Ricardo Miyahara – do professor Marcio Fernandes, diretor de Relações Institucionais da universidade, que recebeu a demanda do Ministério; e do reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.

Isso mostra mais uma ação da nossa universidade, juntamente com outros parceiros aqui do município que estão atuando no combate a pandemia do coronavírus. Então, esse momento, é uma momento bastante importante, que mostra a união, a união da Unicentro com toda a comunidade, capitaneada aqui pela nossa Central de Relacionamentos Institucionais. Esse é um momento em que precisamos nos unir e a Unicentro faz parte dessa cadeia, essa cadeia em prol ao combate ao covid-19”, finaliza Fábio Hernandes.