Unicentro se une a campanha Todos por Irati

De mão em mão, o coração se fortalece. Quem pode ajuda, quem precisa agradece. Todos por Irati”. Esse é o slogan da campanha Todos por Irati. Uma iniciativa que une diversas entidades da sociedade organizada do município em uma ação solidária. A campanha está mobilizando diversos atores da comunidade iratiense, entre eles a comunidade universitária da Unicentro, em prol da arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e de limpeza, além de roupas e agasalhos.

Segundo a vice-diretora do Campus Irati, professora Adriana Queiroz Silva, a Unicentro decidiu integrar a campanha a que já estava sendo feita pela universidade. Assim, acredita, com as entidades de Irati trabalhando em conjunto, quem sai ganhando é a sociedade. “A gente já estava fazendo uma campanha, há duas semanas, de arrecadação de produtos alimentícios não perecíveis, de higiene e limpeza. A prefeitura entrou em contato porque ela percebeu que havia uma pulverização e identificou que havia várias organizações interessadas em fazer ações sociais. Então, nós fomos convidadas a integrar esse grupo. Resolvemos integrar a nossa campanha junto porque, na verdade, o processo de entrega, o processo de seleção, preparação das cestas, o processo de distribuição, vai ser tudo junto”, avalia.

O objetivo da campanha Todos por Irati é atender as famílias da cidade em situação de vulnerabilidade social, já que essa parcela da população é a que tem sido mais afetada, economicamente, pela pandemia de coronavírus. “Essa unificação, como não é um único órgão, são órgãos públicos e mais outras entidades, isso faz com que ganhe maior visibilidade e que as pessoas tenham mais interesse, realmente, e se disponham mais a fazer essas doações”, afirma a diretora do Campus Irati da Unicentro, professora Andrea Nogueira Dias.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Sybil Dietrich, os beneficiários da campanha Todos por Irati serão identificados em um levantamento coordenado pelo setor administrativo do órgão. “Todos os produtos arrecadados na campanha serão entregues àquelas famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais, da Secretaria Municipal de Assistência Social – tanto as famílias que são beneficiárias do Bolsa Família, como aquelas que ainda não foram contempladas mas estão no Cadastro Único. Também aquelas famílias que vieram até os equipamentos sociais nesse momento da pandemia e sentiram dificuldade financeira, social, nesse momento específico”.

A campanha Todos por Irati vai até o dia 14 de maio. Para motivar o engajamento da sociedade, a Prefeitura de Irati está percorrendo os bairros da cidade, recolhendo doações. Assim, o cidadão não precisa sair de casa para colaborar com produtos alimentícios, de higiene, de limpeza, roupas, calçados ou cobertores. A pessoa que desejar doar, só precisa ligar avisando a administração municipal que quer contribuir. Também se recomenda que o cidadão fique atento às datas de coleta, que já foram pré-definidas em um cronograma que prevê a passagem em todos os bairros e comunidades do interior de Irati.

Como a campanha Todos por Irati é bastante abrangente, a secretária de Assistência Social acredita que a sociedade iratiense fará contribuições generosas, pensando no bem-estar de quem mais precisa neste momento. “A gente sabe que a população iratiense é uma população solidária e observando também o movimento de muitas instituições buscando colaborar com essas situações, muitas buscando a parceria da Secretaria de Assistência Social, parceria da Prefeitura. A ideia é unir forças, fortalecer toda essa rede de solidariedade também maior, para o bem de todos. A ação ter sido abraçada pelas instituições, ter sido abraçada pela Unicentro, é importante porque nos une naquilo que nos torna essencial dentro da sociedade iratiense que é transformar a realidade, transformar para o bem de todos e, acima de tudo, para aqueles que mais precisam”, diz Sybil.

A campanha conta com dois pontos fixos de coleta. Os alimentos e produtos de higiene podem ser deixados no Centro da Juventude. Já os itens de vestuário e cobertores devem ser encaminhados ao Pavilhão do Parque Aquático. Quem mora na área rural poderá levar as doações para as escolas e igrejas de cada comunidade. As caixas de coleta da Unicentro continuam disponíveis nos supermercados GCenter, Ivasko e Cavalin Bora. O cronograma de visitas nos bairros para a coleta de doações está disponível no site da Prefeitura de Irati.