Curso de Fonoaudiologia produz vídeos para tirar dúvidas sobre a saúde vocal

Curso de Fonoaudiologia produz vídeos para tirar dúvidas sobre a saúde vocal

Em tempos de distanciamento físico, a voz nos aproxima”. Esse é o slogan da campanha 2020do Dia Mundial da Voz. Frase que também foi adotada pelo Departamento de Fonoaudiologia da Unicentro com o intuito de definir estratégias para orientar sobre a saúde vocal mesmo durante o período de isolamento. “Todos os anos, nós do curso de Fonoaudiologia, nesta data, saímos às ruas e desenvolvemos uma série de ações com a população de Irati e região, com vários focos, e sempre pensando em conscientizar sobre a saúde da voz. Esse ano, no entanto, neste período de distanciamento social, nós pensamos em algumas alternativas para que nós pudéssemos chegar até as pessoas para dizer sobre essa comemoração”, contextualiza a professora Ana Paula Dassie-Leite, que acompanha anualmente as ações da universidade nesta data. 

Sem a presença física, a mediação tecnológica foi o caminho para isso. O Grupo de Estudos em Voz da Unicentro (Gevoz), em parceria com o Centro Acadêmico de Fonoaudiologia, está informando sobre o uso e os cuidados com a voz. Segundo a estudante de Fonoaudiologia Juliana Pinto, que é presidente do Centro Acadêmico do curso, as redes sociais auxiliaram na definição de temas a serem debatidos no âmbito da saúde vocal. “A gente disponibilizou uma caixa de perguntas para poder trazer dúvidas e não ficar só aquilo que os organizadores estão fazendo, para ter questões do público também. Então saúde vocal, falar sobre abusos alcoólicos, uso de drogas, tudo isso vai ser abordado”, antecipa. 

Dúvidas foram coletas através do Instagram

As perguntas foram enviadas através do perfil do Centro Acadêmico no Instagram e as professoras de Fonoaudiologia da Unicentro estão respondendo através de vídeos – cada um, sobre um questionamento diferente em relação à voz. Como a voz é produzida? Quais são os abusos vocais? Quais são as dicas para ter uma voz saudável? Alguns vídeos, assim, abordam questões mais técnicas, e outros situações práticas, como a indicação de hábitos saudáveis para a nossa voz. “Tomar bastante água, dormir bem, ter uma alimentação saudável, usar um vestiário confortável, nada que aperte a região do pescoço e abdômen. A maçã é adstringente do trato vocal, então ela faz uma limpeza e, além de tudo, esse movimento da mastigação auxilia na articulação das palavras”, destaca a professora Eliane Cristina Pereira, uma das pesquisadoras que está respondendo às dúvidas do público sobre os cuidados com a voz.

Ela também enfatiza que cuidar da voz também inclui prestar atenção se há alguma alteração nela. “Uma voz que modificou, que ficou mais rugosa, mais rouca ou começou a apresentar falhas, mudou o tom, ficou mais grave ou mais aguda, começou a aparecer muito pigarro – então, a pessoa está falando e precisa ficar limpando a garganta com ‘c-rram, c-rram’ para conseguir falar. No caso de ter esses sintomas e estar tendo dificuldade para produzir a voz, procurar um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista”, recomenda a professora Eliane. 

Questões estão sendo respondidos em vídeos gravados pro professores do curso de Fonoaudiologia

Além de instruir sobre hábitos saudáveis para a voz, os vídeos informativos sobre o tema também abordam os hábitos não-saudáveis e que podem prejudicar nossa qualidade vocal. “Existem outros hábitos que precisam ser evitados como a questão do abuso vocal, tosse constante, pigarro, falar em ambientes extremamente ruidosos, a questão do tabagismo, o uso abusivo de álcool, entre outras situações”, lista a professora de Fonoaudiologia da Unicentro Perla Martins. “Outra dica importante é o cuidado com o choque térmico, com variações climáticas, que na nossa região acontece de uma maneira muito intensa no mesmo dia. Então, cuidado com roupas adequadas para evitar esse choque térmico, assim se evita resfriados, se evita problemas respiratórios, pulmonares, porque o nosso sistema de respiração é fundamental para a produção da voz”, acrescenta. 

Essas e outras dicas sobre a saúde da voz estão disponíveis no Instagram do Centro Acadêmico de Fonoaudiologia (https://www.instagram.com/caf_unicentro/). Com essas informações de livre acesso para o público, a universidade cumpre, através da ciência, o seu papel de auxílio à comunidade. “Nós estamos podendo transmitir informações e tirar dúvidas do nosso público interno – nossos alunos, funcionários, professores –, da nossa comunidade – da cidade, região, do nosso estado do Paraná -, mas também a internet nos conecta ao mundo e qualquer pessoa pode acessar essa informação”, salienta a professora Perla.

Deixe um comentário