Feira Agroecológica do campus de Irati está funcionando a partir de encomendas

A gente pensou que a gente ia ficar parado todos esses dias e não ia conseguir fazer nada…Aí a feira deu essa oportunidade para nós não estar perdendo nossos alimentos, estar trazendo aqui na APP e o pessoal estar vindo buscar as suas sacolas”. Esse depoimento é da Teresinha de Lima dos Santos, uma das agricultoras participantes do projeto de extensão Feira Agroecológica da Unicentro em Irati. Devido à pandemia de coronavírus, os comerciantes vêm sentindo os impactos sobre a economia. E a dificuldade tende a ser ainda maior para os que trabalham nesse ramo como autônomos, assim como a Teresinha.

Por isso, coordenados pela professora Fernanda Ikuta, do Departamento de Geografia, a equipe organizadora da Feira Agroecológica encontrou uma alternativa para continuar fornecendo suporte para os feirantes participantes do projeto – o comércio de alimentos sob encomenda. “As nossas feirantes, que também são as nossas agricultoras e agricultores, colocaram a pergunta ‘e agora, o que faremos?’. E nós também, da equipe acadêmica, compreendendo que o projeto da feira exerce um papel muito importante na renda dessas famílias, também nos colocamos a conversar com elas e eles para pensarmos formas de organizar, de forma criativa, um sistema que foi então essa escolha”, conta Fernanda.

A Feira Agroecológica da Unicentro, portanto, substituiu temporariamente seu modelo convencional de barracas no Campus Irati, para experimentar o modelo de pedidos online. Funciona assim: até a terça-feira de cada semana, o cliente pode montar seu pedido a partir do preenchimento de um formulário disponível no Facebook do projeto, que traz a lista dos alimentos disponíveis; e a quinta-feira é o dia de buscar a sacola encomendada. As entregas estão sendo feitas no período da manhã, das 9 às 11 horas, na sede da APP Sindicato, em Irati. É só chegar, fazer o pagamento e levar.

Para a entrega, feirantes atendem um cliente por vez (Foto: Amanda Pieta)

Além de ser um alimento saudável, cultivado sem o uso de agrotóxicos, a coordenadora Fernanda destaca que, para os clientes, existem ainda outras vantagens de comprar de pequenos agricultores neste momento. “Em tempos de pandemia do coronavírus, comprar os alimentos desses agricultores, dessas famílias agroecologistas é mais seguro. E é mais seguro porque é uma compra feita sem aglomeração, que evita um contato prolongado, é mais rápido, você vai até o local da entrega e a sua sacola está pronta, você não precisa circular por prateleiras, por gondolas e correr o risco de se contaminar. O alimento que a feira agroecológica está entregando passa por muito menos mãos”.

Mesmo em uma cadeia produtiva mais direta, sem atravessadores entre o produtor e o consumidor, é necessário ter atenção aos cuidados com a higiene nesse processo. Por esse motivo, as feirantes foram capacitadas com informações sobre as prevenções sanitárias necessárias neste período de pandemia do coronavírus. “Essas encomendas foram chegando e, finalmente, os feirantes nas suas propriedades organizaram em sacolas, depois disso, no dia determinado, na quinta-feira passada, depois de todas as medidas de segurança e higiene tomadas, auxiliadas pelo setor de saúde, nós entregamos as encomendas e recebemos os valores correspondentes, entregues às próprias feirantes”, descreve o professor César Renato Ferreira da Costa, que faz parte da equipe executora do projeto Feira Agroecológica.

Os procedimentos de higiene da Feira Agroecológica da Unicentro incluem a lavagem frequente das mãos e dos utensílios utilizados, além de limpeza complementar com álcool em gel. Durante a entrega, as feirantes estão mantendo o distanciamento recomendado dos consumidores, e evitando aglomerações. A feirante Maria Lúcia Lopes afirma que a manipulação, o transporte e a entrega dos alimentos têm cuidados redobrados neste momento. “As verduras estão sendo bem higienizadas, mais ainda do que já eram. Então, a gente tem essa preocupação”.

Feirantes vendem hortifruti e produtos manufaturados (Foto: Amanda Pieta)

E tem de tudo na Feira Agroecológica da Unicentro, desde os alimentos crus – como legumes, frutas, verduras, folhas e grãos – até os manufaturados, como pães, massas e geleias. A agricultora e cozinheira Teresinha de Lima dos Santos destaca que o sistema de pedidos sob encomenda também tem sido uma estratégia interessante para evitar desperdícios. “Foi muito bom fazer a experiência dos pedidos online em sacolas, porque a gente traz os alimentos certinhos, não estraga, não se perde os alimentos e a venda aumentou bastante”.

Na opinião da feirante Cristina Mazza, projetos de extensão como a Feira Agroecológica da Unicentro reafirmam a universidade como prestadora de serviços para a comunidade. “Eu, e acho que todas nós, nos sentimos também a serviço da comunidade de Irati, da Unicentro. Então, disponibilizando alimentos de qualidade, que são os alimentos agroecológicos”.

Como a recomendação é que o tempo fora de casa seja abreviado neste período de pandemia do coronavírus, a equipe da Unicentro está encaminhando pelo e-mail dos clientes da feira algumas orientações sobre a higienização que eles também precisam ter antes, durante e após a compra dos alimentos. Lembrando que o link para os pedidos online da Feira Agroecológica da Unicentro está disponível no Facebook do projeto, que também atende duvidas dos consumidores pelo Whatsapp no número (41) 99800-9628.