Três professoras e uma agente da Unicentro recebem Diploma Mulher Cidadã em 2020

Uma noite especialmente dedicada a elas: mulheres que fizeram a diferença e, de alguma maneira, contribuíram com a sociedade guarapuavana nos últimos meses. São elas que receberam o Diploma da Mulher Cidadã conferido pela Câmara de Vereadores. A sessão de homenagem é realizada há 17 anos e tem como objetivo valorizar as ações das mulheres de Guarapuava, em prol da sociedade e do empoderamento feminino.

Nós víamos muitas entidades fazerem eventos durante o Dia Internacional da Mulher ou no mês de março. A Câmara Municipal, que é a casa do povo, não tinha nada que valorizasse essas mulheres. Então, foi com esse intuito que nós criamos o Diploma Mulher Cidadã, valorizando mulheres de diversas áreas que tenham prestado relevantes serviços a nossa comunidade”, conta a veradora Maria José Mandu Ribas, proponente da homenagem.

As homenageadas são indicadas por entidades de Guarapuava. Neste ano, a indicada da Unicentro para receber a honraria foi a professora Maria Regiane Trincaus. “A professora Regiane é uma líder do Departamento de Enfermagem, junto com outras professoras que lutam em prol de uma melhor assistência a nossa comunidade. A professora Regiane é um exemplo, tem trabalhado muito em prol da classe mais necessitada com o projeto de reabilitação, dentre outros projetos”, explica o reitor da universidade, professor Fábio Hernandes sobre a escolha desse ano.

A professora Maria Regiane Trincaus foi indicada pela Unicentro para o homenagem (Foto: Coorc)

Maria Regiane integra o quadro de docentes do curso de Enfermagem e atua, há mais de 17 anos, no projeto Órtese e Prótese. “Por esse projeto a gente já atendeu a nossa principal região, que é a Regional de Saúde de Guarapuava, que são 20 municípios, mas a gente já estendeu um pouquinho os braços e hoje está atendendo Irati, estamos atendendo União da Vitória, já atendemos Telêmaco Borba, a região metropolitana de Curitiba, a Regional de Paranaguá, que é a primeira Regional de Saúde, então, toda a macro Leste, a gente, de alguma forma, já conseguiu colocar um pouquinho do nosso trabalho lá em prol dessas pessoas”, conta a homenageada.

A professora ressalta, ainda, o desejo de que essa homenagem dê mais visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pela Clínica de Órtese e Próteses e pelo Ambulatório de Feridas. “Não é para mim esse prêmio, mas pelas pessoas com deficiência que a gente atende. Que haja uma visibilidade maior para a condição deles, assim como para todas as outras mulheres que vão ser homenageadas hoje, que os projetos, que as ações que elas fazem consigam uma visibilidade maior no município, e que a gente tenha uma condição muito melhor de continuar agindo cada vez mais forte em prol dessa comunidade”.

A professora Maria Lúcia Raimondo, do Departamento de Enfermagem assim como Regiane, também foi uma das homenageadas da noite. Ela foi indicada pela 5ª Regional de Saúde, devido ao trabalho de assistência às mulheres vítimas de violência. “Eu me sinto muito honrada nesse sentido porque foram colegas enfermeiras e colegas mulheres da área da saúde que fizeram a indicação. Então, eu me sinto muito lisonjeada e eu quero dizer que o diploma não é só meu.Eu penso que, quando você recebe um título desse, ele traz junto uma carga de responsabilidade. Você não pode guardar o diploma na gaveta e esquecer que você recebeu. Você tem que continuar a fazer as atividades na prática para que elas se tornem, então, um instrumento de inclusão das mulheres na nossa sociedade”, afirma a docente.

Maria Lucia, docente do Departamento de Enfermagem foi indicada pela Regional de Saúde (Coorc)

Outras duas homenageadas também fazem parte da comunidade da Unicentro. Adriele Andreia Inácio é docente do Departamento de Serviço Social e foi indicada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Guarapuava. E Vera Lúcia Borges Ferreira é assistente social e representa a Unicentro no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, entidade que fez sua indicação.
Essa indicação é homenagem por todo o trabalho realizado a frente desse Conselho, mas também demonstra que essa parte da união, essas parcerias, elas fazem parte e elas ajudam no trabalho das políticas públicas. Então, é uma representação, apenas, mas que por trás de nós tem um trabalho muito mais efetivo, também, de outras mulheres”, detalha Adriele.

Para mim”, explica Vera, “hoje, estar recebendo esse título, esse diploma é de uma importância muito grande e de uma responsabilidade muito grande. Hoje, eu estou representando mais de 37 mil pessoas do município de Guarapuava, além das outras que a gente acompanha nos municípios ao redor”.
Para o reitor Fábio Hernandes, o Diploma Mulher Cidadã é uma importante forma de reconhecer e registrar o trabalho de sucesso desenvolvido em diferentes áreas em favor da comunidade. “São pessoas que estão trabalhando em prol do bem comum, em prol da saúde dos nossos cidadãos de Guarapuava e região. Então, é o momento de gratidão, momento de agradecer a elas por tudo que têm feito”.