Christine e Kühl são empossados no Santa Cruz

Os professores Christine Vargas Lima e Carlos Alberto Kühl, eleitos no ano passado para o mandato 2020-2024, assumiram a direção do campus Santa Cruz na última quarta-feira (12). A cerimônia de posse reuniu professores e servidores da Unicentro, além de autoridades locais. A nova gestão deve dar continuidade à ações que iniciaram ainda no passado, gerenciando questões de estrutura física e administrativa do campus.

Nós temos algumas ações que já vêm sendo desenvolvidas, desde o final do ano passado, com a liberação de alguns recursos para implementação nesse ano que, por exemplo, as questões do asfalto, a questão da reforma dos telhados e a reforma e implementação da prevenção de incêndio. Futuramente, nós começamos a desempenhar as atividades propriamente ditas, encabeçadas e descritas na nossa campanha que são, basicamente, retornar às bases, ou seja, retornar aos departamentos pedagógicos, aos setores administrativos e, a partir das demandas específicas de cada um, traçar o planejamento para ações no aspecto estrutural. No aspecto humano, nós já temos ações de melhorias nas atividades de prevenção do assédio, de prevenção e auxílio aos problemas mentais e, também, a questão de convivência”, aponta o vice-diretor eleito, professor Carlos Alberto Kuhl.

Christine passa de vice a diretora (Foto: Coorc)

Atualmente, nas dependências do campus Santa Cruz estão alocados 13 cursos de graduação, distribuídos entre dois setores de conhecimento – o de Sociais Aplicadas e de Humanas, Letras e Artes. Também estão instalados na unidade três programas de pós-graduação – os mestrados em Administração, Educação e Letras. Em breve, o doutorado em Educação, que está em fase de implantação, também deve iniciar as atividades. Para a diretora empossada, professora Christine Vargas, a ideia é tornar as atividades desses cursos ainda mais conhecidas e aproximá-las da sociedade, incentivando o contato dos acadêmicos com o mercado de trabalho.

Eu quero que seja aqui um foco de ensino, das demandas de ensino, mas que também tenha um viés da empregabilidade – o balcão de empregabilidade que a gente quer fazer, trazer essas indústrias, as empresas para dentro e despertar neles (estudantes) a curiosidade, ver as demandas das empresas, as demandas na sociedade, as demandas de cada cidade, dos entornos também e trazer para dentro da universidade e, através disso, fazer uma análise, um estudo e conectar com aquilo que é ensinado, com aquilo que é feito aqui dentro da Universidade”, afirma Christine.

Uma das primeiras ações, como conta a professora Christine, será a recepção aos novos acadêmicos e o incentivo às atividades culturais e de convivência. “Nós vamos fazer uma integração com eles, com os professores. Nós queremos apresentar a universidade de uma forma diferente, em termos do que faz cada curso, com as suas especificidades – o que eles podem participar e fazer parte da universidade além da sala de aula. Os acadêmicos precisam saber que existe um outro viés dentro da universidade que não é somente assistir aula. Então, a cultura vem no primeiro momento para preencher um pouco desses espaços”.

O ex-diretor de campus e, agora, vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, acompanhou a posse dos novos gestores e avaliou o trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos. Ele destacou a realização de algumas ações – como a instalação de projetores em todas as salas de aula e a reestruturação do estacionamento, uma das principais demandas dos servidores e docentes do campus – e apontou outras atividades importantes para o crescimento da universidade e o bem-estar da comunidade acadêmica. “Nós tivemos oportunidade de ter nosso restaurante universitário, que está aí, nos últimos quatro anos, atendendo a comunidade com preço justo, com uma qualidade muito boa. Nós conseguimos deixar, agora nesse finalzinho de mandato, o projeto de prevenção de incêndio já planejado e executado, dando segurança a servidores, dando segurança aos professores, aos alunos, aos funcionários”.

Carlos Kühl é o novo vice-diretor do Santa Cruz (Foto: Coorc)

A professora Christine, que na gestão anterior ocupava o cargo de vice-diretora de campus, conta que também foram desenvolvidas atividades para promover a aproximação entre a gestão do campus e a comunidade universitária. “A gente criou o Conselho Consultivo, numa gestão bem participativa onde eles nos ajudaram a buscar algumas possibilidades bem criativas para algumas demandas deles mesmos”.

Com o início do mandato, o vice-diretor Carlos Alberto Kuhl, reforçou o compromisso de trabalhar em prol do crescimento com qualidade, superando os desafios que se apresentarem no período. Para isso, segundo ele, o trabalho em conjunto com a reitoria deve ser fundamental. “Em relação aos desafios que nós vamos encontrar nos próximos quatro anos, são desafios que todo o ensino superior do Paraná e do Brasil vêm enfrentando. E a gente vai enfrentar esses desafios com bastante afinco. À frente, a Reitoria, o professor Fabio e o professor Ademir irão nos auxiliar para que a gente consiga trazer os recursos necessários para o bom andamento dos cursos aqui no campus Santa Cruz”, finaliza.