Sessão solene do Conselho Universitário empossa novos reitor e vice

A Unicentro recebeu na última sexta-feira (7) a comunidade de Guarapuava e região paranaense para a Sessão Solene do Conselho Universitário que deu posse aos cargos da reitoria da universidade. Os professores Fabio Hernandes e Ademir Fanfa Ribas foram eleitos reitor e vice-reitor, respectivamente, no ano passado com 63,5% dos votos da comunidade universitária e nomeados pelo governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior. Os novos gestores ficam à frente da administração central da Unicentro durante quatro anos – de 2020 a 2024.

A cerimônia contou com a presença da comunidade universitária, de membros do Conselho Universitário (COU), autoridades locais e estaduais, reitores e diretores de outras instituições de ensino superior do estado e do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona que, na ocasião, representou o governador, Carlos Massa Ratinho Júnior.

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, acompanhou a solenidade e destacou que a parceria entre a prefeitura e a Unicentro foi estreitada nos últimos anos. Para ele, além da afinidade entre as instituições, a boa relação de amizade com os novos gestores deve garantir o avanço nas ações conjuntas. “Tenho certeza que muito mais forte até do que esse relacionamento pessoal é o respeito e o reconhecimento mútuo da importância das instituições e do quanto nós crescemos quando trabalhamos juntos. Então, é esse sentimento, com certeza, que vai guiar a boa relação entre a prefeitura de Guarapuava e a universidade. Eu tenho certeza que vai ser uma harmoniosa e produtiva parceria”, projetou.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, também ressaltou a relevância da universidade para o desenvolvimento regional e falou sobre a expectativa da continuidade dos trabalhos em conjunto. “Irati tem uma história antes e outra depois da instalação da Unicentro. A Unicentro trouxe progresso, desenvolvimento e criou um polo educacional. Tenho a certeza que, como a antiga, essa nova gestão com o reitor Fábio também trará muito mais objetivos, muito mais progresso para a Unicentro não só em Irati, mas em toda região onde ela atua”.

Professor Fábio recebe os itens da vestimenta dos reitores (Foto: Coorc)

Representando os reitores das universidades estaduais, o reitor Antônio Carlos Aleixo, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), externou o apoio à nova gestão da Unicentro. “Eu espero, e nós vamos contribuir para isso, que tudo dê certo na gestão do Fábio e do Ademir, que eles tenham uma gestão profícua e nós estaremos juntos sempre para lutar pela defesa da universidade pública no estado do Paraná”.

A entrega do Termo de Posse aos novos reitor e vice-reitor foi feita pelo superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, professor Aldo Nelson Bona, que destacou a expectativa da continuidade do trabalho coletivo das sete universidades do estado em favor do desenvolvimento regional. Ainda, autorizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, anunciou a liberação de 25 milhões de reais em investimentos na Unicentro. Recursos voltados para a construção da nova sede da universidade na Cidade dos Lagos. “Que esta nova gestão enfrente o desafio da reorganização da universidade a partir da perspectiva do desafio que se impõe de reinventar, fazer diferente, encontrar novas formas de que a instituição realize a formação de pessoas, de seres humanos, de profissionais, mas que também forme para que nós possamos enfrentar este novo modelo de organização da plena autonomia da universidade. É um desejo, é um pedido do nosso governador, que a partir de uma lei cuja proposta já é do conhecimento das comunidades acadêmicas, a nova gestão da universidade possa trabalhar no sentido de encontrar as melhores respostas para esse novo modelo organizacional e, assim, a Unicentro continue se consolidando como uma referência nas regiãões centro-oeste e centro-sul do estado do Paraná, que se torne, cada vez mais, uma universidade conhecida e reconhecida em todo território nacional”.

A Unicentro é hoje referência em educação superior de qualidade. Devido ao trabalho que desenvolve, vem ganhando destaque nos âmbitos estadual, nacional e internacional. As atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, abrangem uma comunidade de aproximadamente 15 mil pessoas, entre professores, funcionários, estagiários e alunos. A continuidade dos esforços voltados ao crescimento e à consolidação da universidade é um dos compromissos assumidos pela nova gestão. “A gente, em um evento como esse, na cerimônia de posse, a gente vê o tamanho da responsabilidade, a gente vê a importância da universidade e se sente com um compromisso com a comunidade universitária, um compromisso com os estudantes, com os professores e agentes universitários e acreditamos estar preparados para isso. O que nós temos a oferecer é a nossa disposição, a nossa vontade de trabalhar, a vontade acertar e vamos estar sempre à disposição de toda a comunidade acadêmica”, disse o vice-reitor eleito Ademir fanfa Ribas.

Esse é um momento muito feliz, um momento em que se concretiza um sonho, também se concretiza a escolha da nossa comunidade universitária que é o professor Fábio e o professor Ademir à frente da reitoria. A nossa comunidade pode esperar o diálogo, pode esperar a construção de uma universidade coletiva ouvindo a todos, discutindo e chegando ao melhor entendimento. Então, o nosso objetivo é fazer uma Unicentro ainda melhor, uma Unicentro ainda mais participativa, uma Unicentro ainda mais patrimônio do povo do Paraná. ”, finalizou o reitor Fábio Hernandes.