Inscrições abertas para o EMI (English as a Medium of Instruction)

Desde o segundo semestre deste ano, a Unicentro em parceria com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado, a Seti, ofertam para professores da instituição o EMI, English as a Medium of Instruction, atividade que integra ações do Programa Paraná Fala Inglês. Em fevereiro de 2020, o projeto irá trabalhar com professores do campus de Irati, a fim de mostrar um método diferente de se trabalhar o conteúdo em sala de aula. “O enfoque do curso é trabalhar com práticas pedagógicas porque quando você trabalha dentro de um contexto de EMI, não é simplesmente você traduzir a sua aula do português para o inglês, mas há uma série de práticas pedagógicas que a gente adota para que a aula fique mais dinâmica, mais centrada no aluno. Ao final, os professores darão uma mini-aula, aplicando todos os conhecimentos adquiridos nos três dias do curso”, conta a coordenadora do PFI, professora Luciane Baretta.

As aulas ocorrerão de 12 a 14 de fevereiro e serão ofertadas no formato intensivo, com atividades pela manhã e a tarde. Além de ser uma forma de aperfeiçoamento da prática pedagógica, o EMI, explica Luciane, “é uma proposta de internacionalização das universidades, ou seja, é fazer uma capacitação dos professores para que eles ministrem as aulas em língua inglesa. Professores, tanto da graduação como da pós-graduação, das diferentes áreas de conhecimento, podem utilizar isso como uma forma de atrair estudantes de outros países para a nossa universidade e também no intuito de capacitarmos nossos alunos para que eles possam concorrer a bolsas de fomento e pesquisa no exterior”.

Para participar, o professor deve apenas comprovar o vínculo com a instituição e fazer a sua inscrição no sitede eventos da Unicentro. Ao todo são 20 vagas e as matrículas seguem abertas até o dia nove de fevereiro.