Cursinho Pré-Vestibular Unicentro tem índice de aprovação de 85% em 2019

Cursinho Pré-Vestibular Unicentro tem índice de aprovação de 85% em 2019

Há 10 anos, o Curso Pré-Vestibular da Unicentro vem auxiliando alunos de escolas públicas de Guarapuava e região a conseguirem uma vaga em uma instituição de ensino superior. Neste ano, dos 44 alunos que participaram das aulas, 33 obtiveram o êxito em um processo seletivo. Para a coordenadora pedagógica do cursinho, professora Ana Lúcia Suriani Affonso, esses números motivam a pensar no futuro do projeto. “Esses resultados, sim, nos motivam a seguir em frente, a pensar em novas estratégias no processo de ensino e aprendizagem e, também, em diferentes formas com que nós possamos contribuir para a sociedade atual”. 

85% dos aprovados em 2019 conquistaram uma vaga na Unicentro, seja pelo vestibular ou pelo Programa de Avaliação Continuada, o PAC. Índice comemorado pelos membros equipe do cursinho. “É uma satisfação de ver os alunos com o objetivo alcançado, de eles terem passado no vestibular da Unicentro. Também tivemos alunos que foram aprovados em outras IES, mas o da Unicentro é importante para nós porque o cursinho é um projeto da instituição.É um trabalho gigante, trabalho minucioso, mas a gente faz por eles, por aqueles alunos que realmente querem entrar, ingressar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade como a Unicentro” ressalta Mônica Nunes, que é coordenadora administrativa do pré-vestibular. 

85% dos estudantes da turma 2019 foram aprovados em processos seletivos para a entrada no ensino superior (Foto: arquivo)

Aluna do cursinho, a Isabelle Pilar Turco foi aprovada em três processos seletivos: vestibulares da Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Unicentro, e PAC também da Universidade Estadual do Centro-Oeste. “Além do conteúdo a gente tem uma formação humana, digamos assim, porque os professores não nos vêm como depósitos de conteúdo, mas sim como pessoas, que têm dificuldades e que respeitam os nossos limites. Eu, como futura educadora, entendo dessa maneira”. 

Já a Ellem Nataly Carriel conquistou uma vaga em História, também na Unicentro, pelo PAC. “Quando eu comecei o curso, eu ainda não tinha certeza do que eu queria fazer. Mas no decorrer do ano, eu fui me interessando muito pela História. Eu comecei a enxergar a História com outros olhos, diferente do que eu estava acostumada. E, até chegar as provas, eu fui gostando cada vez mais da História e acabei optando por fazer esse curso. Quando eu vi o meu nome lá nos aprovados da Unicentro, eu fiquei muito feliz, muito feliz mesmo. É muito bom você conseguir passar no curso que você gosta, no curso que você tanto espera”, comemora Ellem. 

A pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, professora Elaine Maria dos Santos, explica qual é a fórmula do sucesso do cursinho. “Eu acho que esse é um resultado de um trabalho, de um coletivo, de dedicação dos professores e dos próprios alunos que conseguiram, pois o grande motivador do projeto é esse empoderamento que eles dão para os alunos. Então, está aí esse número expressivo de aprovações justamente por isso, por eles se sentirem que são capazes e mais a motivação e o empenho dos professores”, finaliza Elaine.

Deixe um comentário