Campus de Irati sedia Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria

A sociedade, constantemente, passa por mudança. Por isso, também com frequência é preciso revisar as estruturas que permitem esse processo. Essa ressignificação das organizações foi o tema da segunda edição do Ceoc, que é o Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria, do campus de Irati. Segundo a organizadora do evento, professora Raquel Dorigan de Matos, o Ceoc é realizado, principalmente, para incitar reflexões entre os estudantes do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, sobre o futuro de suas áreas de atuação.

A gente vem buscando repensar as organizações, formar os nossos acadêmicos com uma percepção de mundo um pouco mais ampliada, além do sistema de capital, em suas formas mais objetivas. Então, nós buscamos formar esses acadêmicos com uma percepção de mundo um pouco mais subjetiva, considerando a diversidade, a pluralidade e as desigualdades para que ele seja mais que um gestor, mais que um contador e um turismólogo, que ele pense no futuro das gerações e da humanidade”, explica Raquel.

Evento foi realizado simultaneamente no campus de Irati e na unidade de Prudentópolis (Foto: Coorc)

Um dos objetivos do Ceoc foi incentivar a discussão e a divulgação da produção técnica-científica nas áreas de organização e controladoria. Neste sentido, os estudantes da Unicentro puderam compartilhar o resultado das pesquisas que desenvolvem na universidade. A aluna de Ciências Contábeis Ane Caroline Ribeiro Kielt, por exemplo, apresentou um artigo sobre reputação corporativa e evidência de riscos no mercado capital brasileiro. Ela destacou a importância deste debate ser promovido na intersecção entre a comunidade acadêmica e profissionais que atuam em organizações públicas e privadas. “Isso é muito importante, essa ligação entre os profissionais de fora e os acadêmicos da Unicentro. O evento traz muitas ideias, muitas propostas que a gente pode agregar ainda mais”, avalia.

Como palestra de abertura, o evento chamou algumas convidadas para falar sobre “Empreendedorismo feminino: um novo olhar para as organizações”. Uma delas foi a presidente da Câmara da Mulher de Irati Amanda Gryczynski. Ela contextualizou desafios e caminhos para a mulher empreendedora. “Enquanto ela está fazendo o papel dela como gestora e no operacional é uma coisa; quando ela tem que contratar mais pessoas, criar processos e se estruturar, aí já muda um pouco o cenário e é este desafio que a mulher precisa passar, sair dessa coisa meio amadora que é criada em cima da expectativa dela, dentro da vontade dela da independência financeira, para uma coisa mais profissional. E a Câmara da Mulher traz esses cursos de capacitação do Senac, do Sebrae e outras parcerias para estar incentivando essas mulheres a permanecer no mercado”.

00Ceoc tem como público-alvo estudantes da área de Sociais Aplicadas (Foto: Coorc)

Outra componente da mesa de abertura do Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria foi a empresária Luciane Flores Queiroz. Ela é formada em Administração pela Unicentro e contou como fundou a Ação Consultoria Ambiental, junto com seu marido, que é engenheiro químico. A partir dessa experiência, ela deu algumas dicas sobre como mulheres podem desenvolver o espírito empreendedor. “Hoje, mais do que nunca, está todo mundo buscando se reinventar, nós estamos na quarta revolução industrial, o mundo é digital e nós não podemos ficar parados. Nós temos que ter um olhar feminino, o sexto sentido, que é atribuído às mulheres, mais aguçado voltado para os negócios. A mulher está atingindo e desenvolvendo o seu papel muito bem nas empresas”, explica.

A programação do Ceoc também contou com duas mesas-redondas que abordaram “Assédio Moral no Ambiente de Trabalho” e “ODS em Conteúdos dos Cursos de Graduação”. Os participantes do Congresso também puderam participar de minicursos. Todas as atividades foram realizadas simultaneamente no campus Irati e na  unidade de Prudentópolis.