Unicentro compete, nesse fim de semana, na Corrida Maluca da Inventum, de Pato Branco

Neste ano, pela primeira vez, a Unicentro vai participar da Corrida Maluca, uma das atividades da Inventum, que é a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco. A Corrida Maluca é uma competição que consiste na criação e montagem de carros de rolamento que devem ser capazes de realizar manobras em pista asfaltada, com curvas e pequenas rampas.

A Prefeitura de Pato Branco veio aqui para a Unicentro, no dia em que foi montada uma feira divulgação dos cursos da Unicentro, e uma das atrações nesse dia foi a corrida com os carrinhos, a corrida de carrinho maluco. Aí, a gente recebeu da prefeitura um chassi, em que a gente está trabalhando em cima dele”, conta o professor Clayton Silva, do Departamento de Geografia, sobre como surgiu a oportunidade da Unicentro participar da competição.

Na corrida, a Unicentro será representada por acadêmicos de graduação e de pós-graduação da área de Geografia. O grupo responsável pela montagem do carro é formado 10 integrantes, que se dividiram na execução das tarefas. O trabalho de montagem foi possível porque a maioria das peças foi conseguida por meio de doações e parcerias. “O material todo foi conseguido através de doações, desde o material da lata, os eixos e tudo mais, de empresas parceiras que abraçaram a causa aí para auxiliar”, detalha o estudante de Geografia Rodrigo Mathias.

Carrinho foi montado por estudantes e professores dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia (Foto: Coorc)

O professor Lisandro Pezzi Schmidt, explica que “éum projeto coletivo. Então, cada grupo de alunos buscou o apoio com empresas locais. São todas empresas de Guarapuava, muitas empresas receberam muito bem, entenderam a ideia. Trata-se de um projeto que envolve tanto o lado pessoal, como também o lado material, o esforço, a mão de obra feita pelos alunos, todo o projeto elaborado. E nós professores estamos ajudando nessa construção com as ideias, acompanhando os trabalhos e é muito bonito ver essa integração, ver os nossos alunos se envolvendo com trabalho”.

A Unicentro vai competir na Categoria Livre e deve atender requisitos como segurança, velocidade e design. Além disso, todo o processo de montagem do carrinho deve ser documentado e apresentado para a comissão avaliadora. “Durante todos os processos de produção do carrinho a gente documentou, fizemos vários vídeos, fotos e eu fiquei responsável por organizar tudo isso no roteiro para montar um minidocumentário. Esse minidocumentário a gente tem que enviar para a organização do evento, que é um dos critérios para participar da competição”, explica o mestrando em Geografia, Matheus dos Santos Moura.

Depois de testar a parte mecânica, o próximo passo, segundo Matheus, é trabalhar na identidade visual do carro. “Inicialmente, a gente tinha planejado fazer, por conta do nosso curso aqui de Geografia, a gente tinha iniciado a fazer um carro assemelhando ao carro do capitão caverna, porém, por questão de material, adaptação e tudo mais, como precisaria fazer fibra de vidro, do trabalho ser um pouquinho mais complicado, a gente optou por fazer um modelo como se fosse parecido, lembrando um jipe”.

Para o piloto oficial da equipe, Rodrigo Mathias, a reta final da montagem aumenta a expectativa quanto a participação na corrida. “O carrinho está superando expectativa nossa aqui nos primeiros testes que realizamos. A gente está vendo que o carrinho está tendo uma desenvoltura legal e a gente está com uma expectativa muito boa para participar lá e representar legal a nossa Unicentro”.