Abertas as inscrições para interessados em participar do Projeto Rondon 2020

Abertas as inscrições para interessados em participar do Projeto Rondon 2020

A universidade em contato com a comunidade. Essa é uma das propostas do Projeto Rondon, iniciativa do Ministério da Defesa que visa atender a população por meio de ações voltadas para a promoção do desenvolvimento local sustentável, a construção e a promoção da cidadania. Segundo a representante legal do Projeto Rondon na Unicentro, Mônica Nunes, a experiência é transformadora para todos os envolvidos. “Os alunos e professores vêm transformados. Todo mundo que participa quer voltar participar, porque é uma maneira diferente de a gente ver a universidade dentro da comunidade. A cidade acolhe os professores, acolhe os alunos, há uma interação muito boa”, avalia Mônica. 

Em janeiro será realizada uma nova operação, a Yaguaru, com ações no município de Lindoeste coordenadas pela Unicentro e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus de Pato Branco. A equipe da Unicentro contará com 10 integrantes – dois professores e oito estudantes. Para participar o estudante deve atender a alguns pré-requisitos estabelecidos em edital.

Em 2020, atividades serão no município paranaense de Lindaste (Foto: Coorc)

Nós elaboramos um edital próprio, cada instituição faz isso, aí os professores se inscrevem com uma proposta, existem regras para essa proposta e depois passa por uma comissão. Para alunos que estão matriculados em cursos de quatro anos, as vagas são ofertadas para quem estiver no terceiro ano. Para aqueles matriculados em cursos de cinco anos, são para alunos do terceiro e quarto ano”, detalha Mônica sobre quem pode participar e como se dá a seleção.  

Os estudantes precisam apresentar uma proposta de atividade – seja palestra, oficina ou minicurso – ligada as áreas de Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação e Saúde. As oficinas serão trabalhadas dentro da cidade e em conjunto com a comunidade, enfim, a cidade se envolve de total maneira – prefeito, vereadores, população em geral, todos são envolvidos nessa operação”, diz Mônica. 

Os interessados em participar da Operação Yaguaru têm até o dia oito de novembro para se inscreverem nos protocolos dos campi universitários ou nas secretarias das unidades avançadas. O edital completo pode ser lido no site da Unicentro.

Deixe um comentário