Semana de Filosofia integra a programação da 6. Siepe

Em sua 18. edição, essa é a primeira vez que aSemana de Filosofia é realizada como parte da programação da Siepe, que é a Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. A programação específica para os estudantes de Filosofia contou com palestras, apresentação de trabalhos e minicursos.

Uma das conferencias teve o tema “Liberdade, educação e direitos humanos” e foi ministrada pelo professor Bruno dos Santos. “O tema central discutir foi se a educação aumenta a nossa liberdade e em que sentido aumenta. E se aumenta, a gente pode transformar isso num direito humano, ou seja, qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo tem esse direito”, defende o docente.

Semana Acadêmica de Filosofia é organizada pelo Departamento e pelo PET Filosofia (Foto: Coorc)

A Semana de Filosofia contou com a participação dequem está apenas começando o curso e de estudantes que estão apresentando os resultados de pesquisas realizadas ao longo do curso. Os acadêmicos Ariston Gadonski e Everton Teles e o professor Gilmar Evandro Szczepanik ressaltam a importância dessa integração. “Essa Semana de Filosofia, como a Siepe em geral, está servindo para divulgar o quê a filosofia estuda, o que os nossos professores estudam”, diz Ariston.

Para Everton, “a apresentação na Siepe proporciona um debate que, geralmente, a gente não encontra dentro da sala de aula porque vêm pessoas de outros lugares, pessoas de fora da universidade. É um espaço para debater e falar sobre as nossas pesquisas”. E é isso, de acordo com Gilmer, que os organizadores queriam. “Agente resolveu fazer uma semana de integração mesmo”.