Unicentro recebe representantes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

Unicentro recebe representantes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

Promover a padronização e a harmonização das análises éticas em pesquisas que envolvem humanos. Esse foi o objetivo da visita técnica dos representantes do Conep, que é a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, ao campus Cedeteg. Segundo o coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Unicentro, professor Gonzalo Ogliari Dal Forno, o comitê presta serviço para o Ministério da Saúde e tem como objetivo avaliar todos os projetos de pesquisa que propõem o trabalho com pessoas, desde aquelas que precisam da aplicação de questionários até os experimentais. O professor explica ainda a necessidade de uniformização entre todos os comitês do país. “Eles vem mais para fazer uma qualificação, uma padronização para que todos os comitês, de todas as Universidades em âmbito nacional, falem a mesma língua e se aproximem cada vez mais para melhorar mais a questão de logística”.

Lizia e Glenda se reuniram com os membros do comitê de ética em pesquisa da Unicentro (Foto: Coorc)

A assessora do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos,  Lizia Almeida Silva, conta que o projeto trabalha em dois eixos: o de reconhecimento e o de educação.“Nós fazemos um reconhecimento do comitê de ética e também aproveitamos a oportunidade de melhorar a análise ética no país, projeto de qualificação”, diz Lizia.

Também assessora técnica do Conselho Nacional, Glenda Moraes destaca a importância do Brasil no cenário mundial quando se trata de regulação da ética em pesquisa.“Hoje, o sistema de regulação ética do Brasil é considerado o melhor do mundo. Outros países estão aprendendo com o nosso modelo. Então, esse projeto inovador do Ministério da Saúde vai fortalecer esse sistema que já existe e harmonizar possíveis assimetrias”, finaliza.

Avatar

Deixe uma resposta