Proposta da Unicentro classificada entre finalistas do Sinapse de Inovação

Proposta da Unicentro classificada entre finalistas do Sinapse de Inovação

Incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores desde sua concepção, buscando dia a dia resultados. Essa é a proposta do edital da Sinapse de Inovação. Com o apoio da Novatec, que é a Agência de Inovação da Unicentro, o projeto Daoxi passou para a fase final do programa promovido pela Fundação Araucária com o objetivo de promover ideias inovadoras. A Daoxi é uma proposição do professor Valdirlei Freitas, do Departamento de Física da Unicentro, e da mestranda em Nanociências e Biociências, Camila Rickli. 

A ideia surgiu, na verdade, como uma necessidade de trazer uma melhoria para o serviço. Como eu sou fisioterapeuta, tenho uma vivência de que o serviço, a necessidade de fazer o controle da fração inspirada de oxigênio durante a oxigenoterapia. Então, o controle é feito manual hoje e nossa ideia é automatizar o sistema”, explica Camila ompletando que o objetivo da proposta é o desenvolvimento de um dispositivo para o controle automático da oxigenoterapia.

Antes de concorrer no Sinapse de Inovação, Daoxi participou da Feira de Ideias Inovadoras (Foto: arquivo pessoal)

Nesse ano, a Unicentro chegou a terceira fase do edital da Sinapse com nove projetos, todos eles assistidos pela Novatec, que prestou assistência aos concorrentes até o edital de classificação final. A Diretora de Propriedade Intelectual da Novatec, Claudia Crisóstimo, destaca que Guarapuava ficou em segundo lugar no envio de ideias, passando a frente de muitas cidades que já têm a tradição de projetos em inovação e industrialização. “O que fica de lição para nós é que nós temos boas ideias, temos bons projetos e que podem, que precisam ser trabalhados”.

Com a Daoxi classificada entre os 100 projetos finalistas, Camila Rickli alimenta a expectativa de que o projeto se torne um produto. “Para essa fase final, nós esperamos que seja concretizada a concepção da empresa mesmo, estruturado melhor oprotótipo para que nós possamos oferecer um produto”, finaliza.

Deixe um comentário