Caminhada Rosa chama a atenção para a prevenção do câncer de mamas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2018, mais de dois milhões de mulheres no mundo foram diagnosticadas com câncer de mama e mais de 600 mil morreram em decorrência da doença. São números que, para diminuírem, precisam de um passo simples, porém decisivo: a prevenção. Para auxiliar a comunidade universitária nesse processo, os cursos do Setor de Saúde do campus Cedeteg estão realizando ações pelo Outubro Rosa.

Uma delas, como explica a professora do Departamento de Fisioterapia Angela Julik Dubiela, é a Caminhada Rosa. “Apesar de ser muito falado, as pessoas não sabem, de fato, o que é bom para fazer para que haja essa prevenção. Então, nós temos aqui atividades informativas. Começamos com a caminhada por estar priorizando os hábitos de vida saudáveis, para que isso se torne uma rotina”, esclarece sobre a ideia da atividade física.

A caminhada, promovida pelos acadêmicos do quarto ano de Fisioterapia, contou com um percurso de três quilômetros pelo campus Cedeteg. A unatiana Leony Camargo aprovou a iniciativa. “Está muito gostosa. Espero que sempre façam. É bom principalmente para a saúde, né? A caminhada é o melhor exercício”.

Dona leonila turco é aposentada e soube da caminhada pelas redes sociais. Ela não perdeu tempo e se juntou ao grupo. No caminho, foi alertando as amigas sobre a importância da prevenção. “Eu acho importante porque a gente tem que se cuidar. Todas as mulheres precisam fazer o preventivo. Eu faço isso todos os anos”, ensina.

Os acadêmicos de Fisioterapia também prepararam, para depois da caminhada,  atividades de alongamento, massagem facial e corporal, e ainda procedimentos estéticos como chocolaterapia, auriculoterapia, máscara facial nutritiva, peeling de diamante e aromoterapia. “É muito importante isso para conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e, também, para valorizar o nosso trabalho perante as mulheres. É muito importante essa realização para as mulheres, é muito bom que elas venham e sintam todo esse cuidado, todo esse amor que a gente tem com elas”, destaca sobre a relevância da realização de ações pelo outubro rosa a estudante do quarto ano Anara Camilo.

O chefe do Departamento de Fisioterapia, professor João Afonso Ruaro, se junto aos alunos na manhã de prevenção  ao câncerde mamas. “O Departamento está cumprindo o papel social da universidade, que é sair dos seus muros e atender a comunidade. E o objetivo é esse. Que as mulheres venham aqui para o campus, que elas conheçam as atividades que a gente desempenha, que a gente realiza. E hoje, com certeza, foi um dia marcante para a história do curso”.