Ciclo de Estudos Contábeis discute as relações da área com a tecnologia

Discutir a importância da tecnologia no meio contábil e como utilizá-la da melhor forma. Essa é a premissa do 25. Ciclo de Estudos Contábeis promovido pelo curso, no campus Santa Cruz. “Oobjetivo do nosso encontro aqui, esse Ciclo de Estudos Contábeis, é justamente a integração entre os alunos. Então, a gente buscou fazer parcerias com a Unicentro, a Campo Real e a Faculdade Guarapuava para que a gente pudesse integrar esses alunos, para que eles pudessem trocar experiências, para que um pudesse conhecer o espaço do outro”, conta a chefe do Departamento, professora Rita Fonseca.

A tecnologia é algo presente em todas as áreas de conhecimento. Mas para que ela seja uma aliada, segundo a organizadora do evento, professora Sonia Raifur Kos,é preciso refletir sobre como usá-la. “Discutimos e entendemos que falar sobre tecnologia na contabilidade é um tema relevante no momento. E aí nós começamos a buscar profissionais que pudessem falar sobre isso, de modo com que o aluno tivesse a oportunidade de ver temas que ele não vê no dia-a-dia em sala de aula”. Sonia destaca que a temática é fundamental na medida em que as inovações precisam ser incorporadas por todas as áreas.

Isso que a gente quer passar para os alunos, que a contabilidade hoje é extremamente impactada pela tecnologia e que as pessoas têm, cada vez menos, feito lançamentos ou trabalhado no operacional e tendo mais tempo para produzir um informação de mais qualidade, que vá fazer com que o gestor tome as melhores decisões e assim por diante”, detalha Sonia.

A inteligência artificial foi o tema abordado pela palestrante Angelita de Ré (Foto: Coorc)

A palestra de abertura ficou por conta da professora do Departamento de Ciências da Computação Angelita de Ré. Ela explicou a importância da inteligência artificial. “Trata da inteligência artificial, a computação como aliado do contador nas atividades do dia-a-dia. Então, desmistificar essa ideia de que a inteligência artificial vai substituir ou vai tirar empregos, mas sim mostrar ela como um auxílio no trabalho do contador”.

Outras atividades da semana foram a  segurança da informação e um talk show com egressos da Unicentro que atuam no mercado de trabalho. E todas tiveram a parceria da Campo Real, o que, para o coordenador do curso de Contábeis da instituição privada, professor Nivaldo Orlan, salienta o sucesso da parceria realizada com a Unicentro. “A interação e a integração entre o corpo discente e docente das várias instituições de ensino e de todos os profissionais que diariamente exercem a atividade de transmissão do conhecimento contábil. Então, nós temos essa dedicação para que a cada dia nós possamos melhorar o serviço contábil prestado a sociedade”.

O acadêmico do terceiro ano de Contábeis da Unicentro Hugo Carvalho acredita que essa semana de estudos auxilie na perspectiva para o futuro. “O que eu espero retirar, além do conhecimento, é uma angústia – que todo acadêmico, acredito que quase todos os cursos, principalmente na área mais técnica tem – que é saber se tudo aquilo que você tá aprendendo na teoria você vai ter condição de aplicar na prática. Então, esse creio eu que seja o principal objetivo que a gente queira, junto com os professores, alcançar”.

Michelly Licheta é acadêmica do segundo ano e conta que o Ciclo de Estudos Contábeis tende a somar conhecimento na área. “Eu acho muito importante até para a gente sair um pouco da rotina da sala de aula, não ficar aquela coisa massiva de você estudar todos os dias e aprender somente o conteúdo. É bom você ter uma visão do que acontece lá fora, coisas mais na prática mesmo”.