Relicário é exposição integrante do Encontro de Arte Folclórica 2019

Um relicário pode ser considerado, entre outras coisas, uma joia que serve para depositar em seu interior alguma lembrança especial. Por esse motivo, esse foi o nome escolhido para a mostra que está aberta para visitação no Campus Cedeteg. Segundo um dos organizadores da exposição, o professor Clayton Luiz da Silva, o objetivo é trabalhar com fotos da infância de professores e funcionários da universidade. Retratos que são capazes de trazer lembranças especiais.

A gente tem a exposição de fotos que colocam alguns agentes, professores da universidade nessa atividade, enquanto criança, brincando né? Então, você tem velotrol, você tem crianças brincando de carrinho de mão, tem uma série de festa junina, você tem uma série dessas manifestações da infância. Então, a ideia da exposição Relicário é apresentar um pouco dessa perspectiva da infância”, conta Clayton.

Mostra pode ser conferida até essa sexta-feira

Além de trazer as lembranças da infância de professores e funcionários, a exposição também procurou propor uma comparação entre o ser criança na e nos anos 1970 e 1980, quando a infância era baseada em brincadeiras de rua e em brinquedos feitos, muitas vezes, artesanalmente.

O professor do Departamento de Geografia Pierre Alves Costa trouxe uma lembrança especial para a exposição. “Eu trouxe uma foto com o velotrol. A foto está em casa, mas a gente brincava muito na Praça Xavier de Brito, na Tijuca; pegava onda de jacaré na praia do Leme; depois prancha de isopor; soltava pipa; andava de bicicleta na praça, inclusive caindo dentro do chafariz. Então, a infância nos anos 70, anos 80 é uma infância bem interessante, que a gente passava a maior tempo na rua”.

Uma segunda versão da mostra Relicário pode ser visitada na sede do Instituto Histórico e da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava. Lá também, segundo o secretário Jhonnathan Pool Ferreira, o objetivo foi mostrar um pouco da infância dos seus colaboradores. “Aproveitar o embalo junto com a universidade para trazer essa questão da infância, como é importante lembrar que tem uma criança dentro de você e o quanto é importante a cultura, a educação, a ciência para criança e para nós também”.

A mostra Relicário pode ser visitada até sexta, dia 30 de agosto, no hall da direção do Campus Cedeteg e, também, no Instituto Histórico de Guarapuava.