Siepe está com inscrições abertas para ouvintes e apresentadores de trabalhos

Debater e divulgar os resultados de uma pesquisa ou projeto de extensão. Esse é o intuito da Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, a Siepe. Em sua sexta edição, vai reunir, durante quatro dias, diferentes eventos como o Fórum das Licenciaturas, a Semana de Filosofia, a primeira Mostra de Residências Pedagógicas, entre outros. A coordenadora deste ano, professora Deonísia Martinichen, explica como funciona o processo de inscrição. “A pessoa precisa estar inscrita no SGE, que é a página de eventos da universidade, e aí ela vai fazer a inscrição na modalidade. Se for apresentador de trabalho, vai escolher a sua modalidade, apresentador de IC, Eaex, Pibid, Residência ou Semana de Filosofia. Aí, ele vai submeter os resumos naquela modalidade que ele escolheu e pode fazer a escolha para mais duas modalidades ainda. Então, cada inscrito pode encaminhar até três resumos”, detalha.

Cada modalidade tem o seu modelo de resumo. Para isso, o participante deve atentar para as normas. A estimativa é que 4.000 pessoas participem da Siepe nesse ano. Além das apresentações dos resultados de trabalhos, a Semana conta com oficinas, workshops e mesas redondas. “Nós temos todas as áreas. Todos os  setores de conhecimento, todos os departamentos enviaram pelo menos uma atividade. Então, vamos ter desde a área de saúde, ciências exatas, humanas e agrárias, enfim, todos os setores enviaram atividades. Está bem diverso”, conta Deonísia.

O 20. Encontro Anual de Iniciação Científica, o Eaic, também será realizado dentro da 6. Siepe. O pró-reitor de Pesquisa, professor Luciano Farinha, “todos os alunos que participaram do programa – do Proic, do Pibis e do Proic Junior – devem estar inscritos para apresentar os seus trabalhos. Os alunos do Proic e do Pibis apresentam seus trabalhos de forma oral e no Proic Júnior vão apresentar na forma de painéis”.

A Siepe é realizada a cada dois anos em todas as unidades universitárias (Foto: arquivo Coorc)

A acadêmica do segundo ano de Geografia Carolaine Tabile desenvolveu uma pesquisa analisando a moeda na era digital, apontando como ocorreu a metamorfose na sociedade e também a expansão das criptomoedas. A estudante destaca a importância em apresentar os resultados no evento. “Eu espero que minha participação na Siepe contribua, primeiramente, para os estudos do tema, pois são bem escassos quando se trata de geografia financeira e também que as pessoas conheçam um pouco sobre essa nova forma da mundialização do capital”.

Além do Eaic, a Siepe tem em sua programação a realização do 12. Encontro Anual de Extensão. “Esse ano”, relata a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Elaine Maria dos Santos, “estamos com várias atividades como o Encontro dos Extensionistas, que tem uma nova abordagem, vamos trabalhar com a vivência, essa vivência nós estamos articulando os espaços mas a gente quer levar nossos bolsistas, especialmente, para poder visitar uma tribo indígena, visitar espaços diferentes para que possam fazer uma vivência e a partir dela”.

O professor do Departamento de Engenharia Florestal Evandro Tambarussi desenvolveu ao longo de um ano um projeto relacionado ao melhoramento de uma espécie de eucalipto resistente a geada. O estudo contou também com a parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais da Universidade de São Paulo (USP) e já está gerando bons resultados. “Nós pretendemos mostrar os primeiros resultados do nosso projeto na Siepe. Nós já implantamos uma população base e estamos avaliando a variabilidade genética dessa população para realizar essa resistência a geada”.

A diretora de Programas e Projetos da Unicentro, professora Maria Lurdes Felsner, explica a importância da Siepe para a universidade. “Nós consideramos a Siepe um evento bem importante do ponto de vista da comunidade acadêmica. Além de apresentação de trabalhos de iniciação científica, iniciação a docência e iniciação tecnológica, tem várias atividades e comissões ligadas a Proen (Pró-Reitoria e Ensino) que também vão apresentar algumas atividades realizadas”.

Ainscrição para a Siepe pode ser feita pelo site do evento. Quem vai apresentar trabalhos tem até nove de setembro para se inscrever. Já para os ouvintes o prazo é 20 de outubro. A Semana Integração Ensino, Pesquisa e Extensão será realizada entre 28 de outubro a primeiro de novembro.