Campanha eleitoral começa nessa quarta-feira na Unicentro

No mês que vem, a comunidade universitária vai às urnas para escolher os próximos dirigentes da Unicentro. Duas chapas concorrem a reitoria e as direções dos três campi universitários – “Dialogar, Construir e Agir” e “Unicentro Viva”. A campanha eleitoral inicia nessa quarta-feira, 14, e segue até o dia 16 de setembro. Durante esse período, os candidatos podem promover atividades de divulgação de propostas, desde que essas ações não interfiram no andamento da instituição.

É permitida a conversa com os eleitores nesse período. Os candidatos podem conversar com os alunos em sala de aula desde que tenham autorização dos professores para entrar e apresentar suas propostas. Podem conversar com os professores e funcionários desde que agendem esses horários com as chefias de departamentos, com as chefias dos setores. Então, essa conversa é possível até o dia 16 de setembro. A parte da divulgação por panfletos também é possível. Faixas. O que não é possível são propagandas que atrapalhem a passagem. Então, a campanha vai ser permitida desde que não atrapalhe o bom andamento das atividades normais pedagógicas”, explica a presidente da Comissão Eleitoral, professora Luciene Leineker.

De acordo com a professora Luciene, a realização de debates também é permitida desde que passe por apreciação e autorização da comissão eleitoral. “Se as chapas entrarem num consenso de que vão fazer o debate, tem que ser apresentado para a Comissão Eleitoral esse pedido do debate. Não só as chapas, se alguma entidade quiser promover debate com ciência e anuência das chapas tem que ser apresentado para a Comissão Eleitoral esse pedido, as regras, o formato”, complementa.

A professora Luciene ainda lembrou que entre os dias 16 de setembro, quando termina o período de campanha, e 19 do mesmo mês, data da votação, não é permitido que os candidatos promovam qualquer divulgação ou manifestação coletiva. “Tem que retirar todo o material de divulgação. Mas nada impede a conversa individual. O que não pode é a aglomeração de pessoas. Você fazer a sua manifestação com botton, isso pode”, detalha.

Podem votar no dia 19 de setembro todos os acadêmicos regularmente matriculados na graduação e na pós-graduação, professores e agentes universitários. Para os alunos da educação à distância, de acordo com a professora Luciene, a votação será online. A expectativa, como destaca a presidente da Comissão Eleitoral, é que o período de campanha seja marcado pelo diálogo construtivo em prol da universidade. Nós esperamos que tudo transcorra normalmente, que haja realmente um debate de ideias e propostas para o futuro da universidade”.