Combate ao abuso sexual é trabalhado em Campina do Simão pela equipe do Neddij/Unicentro

O Neddij, que é o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude, é um projeto de extensão desenvolvido na Unicentro. Ele atua na proteção e na efetivação dos direitos de crianças e adolescentes nas cidades que integram a Comarca de Guarapuava. Neste mês de maio, por exemplo, a equipe do programa desenvolveu atividades em Campina do Simão, que fica a setenta quilômetros de Guarapuava a convite do Cras, que é o Centro de Referência em Assistência Socal do município.

Esse evento é algo promovido pela Rede de Proteção da Criança e do Adolescente do município. Esse ano, a gente conseguiu a parceria com pessoal do Needij de Guarapuava para vir aqui para estar fazendo orientações, esclarecendo dúvidas e tudo mais, detalha o coordenador do Cras de Campina do Simão, Glauber Zappani.

As palestras e trocas de informação foram realizadas em alusão ao dia 18 de maio, considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data é um marco na luta pela efetivação dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Em decorrência dele é que foi criada a Campanha Faça Bonito. A proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa das crianças e dos adolescentes.

Tema que, segundo a supervisora pedagógico do Neddji, Silvana Carneiro da Silva, também foi trabalhado pela equipe do Núcleo – que é formada por advogados e assistentes sociais – com os alunos de ensino médio do Colégio Estadual Teotônio Vilela. “A gente está trabalhando bem específico a questão do abuso, como que eles podem estar denunciando, identificando algum caso, como que eles podem estar fazendo essa denúncia. Então, esse é o objetivo, estar informando a comunidade do que é crime, o que não é crime e estar esclarecendo e tirando algumas dúvidas deles também”.
A expectativa da advogada Lorraine Rosseti, do Neddji, e da professora Giliane Somogno é que os estudantes se tornem replicadores das informações, atuando também na prevenção e na denuncia de casos de abuso e de exploração sexual de crianças e adolescentes. “O nosso intuito era trazer as formas como eles podem denunciar e a quem eles podem se socorrer para que, por mais que eles não sejam as próprias vítimas, para que eles possam reproduzir o que nós falamos aqui. E caso eles identifiquem também alguma situação de abuso que eles saibam para quem denunciar e com quem conversar”, diz Lorraine. “Eu acho que eles vão gravar muito mais e vão entender mais, levar mais para a vida deles”, defende a professora.

Palestras foram acompanhados por estudantes do ensino médio (Foto: Coorc)

A soma de esforços da Unicentro, por meio do Neddij, e dos integrantes da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente de Campina do Simão – na perspectiva do coordenador do Cras de Campina do Simão e da coordenadora pedagógica do Neddji – é mais uma demonstração da importância da interação universidade-comunidade. Um órgão só, uma entidade só, não consegue estar fazendo todo esse trabalho. Então, por isso, essas parcerias são de grande importância”, defende Glauber. “Quando a universidade vem para comunidade, a gente cria um vínculo. Essas crianças hoje estão aqui, quem sabe amanhã eles serão nossos alunos também, podem estar pensando em projetos e estar desenvolvendo. Então, quando a gente aproxima esses dois, a comunidade e a universidade, se cria um elo de confiança no trabalho também da gente”, complementa Silvana.