Unati abre inscrições para 2019

Movimentos sincronizados e respiração controlada. Todos olhares atentos ao que a instrutora dizia. Os passos suaves parecem desenhar alguma coisa no ar. A cena descreve uma rotina de exercícios comum ao Tai Chi, uma arte marcial chinesa. E nessa turma, todos os praticantes têm mais de 55 anos. A “meditação em movimento”, como também é conhecido o Tai Chi, é uma das atividades ofertadas pela Unati, a Universidade Aberta à Terceira Idade.

O programa, realizado desde o ano 2000 na Unicentro, oferece uma série de cursos e aulas para quem está na melhor idade, sempre tentando trabalhar em duas frentes, a física e a cognitiva, como lembra a coordenadora Maria Regina Vargas. “A intenção do programa é proporcionar um desenvolvimento harmônico entre o físico e o mental”.

O tai chi é uma das atividades ofertadas pela Unati (Foto: Coorc)

Segundo Maria Regina, essa parceria entre estímulos mentais e físicos pode gerar vários benefícios para quem participa, entre eles a recuperação de alguns comprometimentos motores causados pela idade, bem como afastar o desânimo que pode surgir nessa época da vida. “Por isso, a importância do exercício físico, além dele também servir também como socialização e recreação. E as atividades cognitivas são muito importantes para a gente manter a mente ativa. É como se fosse a ginástica da mente”.

Entre as atividades oferecidas pela Unati, além do próprio Tai Chi, estão cursos de idiomas como inglês, espanhol e italiano, aulas de informática, prática de algumas modalidades esportivas, atividades aquáticas e hidroterapia. “Nós conseguimos ofertar atividades em quatro manhãs e cinco tardes. Então, ao longo da semana, a pessoa que tiver disponibilidade, ela tem atividades para fazer, escolhendo aquelas com que tem mais afinidade”, explica Maria Regina.

O seo Valdir Roque Araújo está aposentado há 13 anos e, no ano passado, passou a frequentar a Unati. Além da mudança na rotina e nas novas amizades, ele conseguiu perceber mudanças em seu condicionamento. “Senti uma melhora sobre a respiração e umas dores que eu tinha foram sendo eliminadas”, destaca.

Colega de Unati do seo Valdir, a dona Terezinha de Fátima Gubert também sentiu os benefícios. “Mudou tudo. Foi assim uma reviravolta na minha vida. Mudei completamente todos meus hábitos, pois tenho tido mais disposição, coisa que eu não tinha antes. Melhorou a mente, melhorou o condicionamento físico”.

E para quem estiver interessado em participar da Unati, as inscrições para o ano de 2019 estão abertas. Para fazer a matrícula é necessário ir até a coordenação do programa, que fica na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicentro, localizada no campus Santa Cruz, e apresentar documentos e identificação pessoal e um comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3621-1300.