Paraná Fala Inglês está com inscrições abertas até 22 de fevereiro

As ações de uma universidade, como a Unicentro, estão baseadas em um tripé formado pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão. A essa tríade, nos últimos anos, vem se somando a internacionalização. E para consolidar esse processo, a então Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, a Seti, criou em 2014 o Paraná Fala Inglês. O objetivo do programa é fornecer a professores, funcionários e acadêmicos das instituições de ensino superior estaduais do Paraná domínio do idioma possibilitando, assim, o estabelecimento de parcerias com universidades do exterior e a publicação dos resultados de pesquisas internacionalmente.

Na Unicentro, nesse primeiro semestre de 2019, estão sendo ofertadas seis novas turmas. “O que a gente procurou agora é elevar os níveis. Então, os cursos que estão sendo oferecidos são Academic English, e vão do pre-intermediate, intermediate e high intermediate, durante esse semestre”, conta a coordenadora institucional do Paraná Fala Inglês, professora Neide Pinheiro.

O Paraná Fala Inglês também oferta o intensivo preparatório para o TOEFL, principal e mais aceito exame de proficiência em língua inglesa. O  curso tem duração de seis semanas e quem como a Julia Dias de Macedo, acadêmica do segundo ano de Letras Inglês, frequentar as aulas, perceberá os resultados. “É uma coisa que me ajudou muito e vai me ajudar quando eu receber os resultados do Toefl pela oportunidade de bolsa, oportunidade de estudo no exterior. Eu acho que o PFI tem essa preocupação de atender as necessidades dos acadêmicos em sua realidade, o que é realmente viável e possível de ser usado pelos alunos e pela comunidade acadêmica de modo geral”.

O intensivo para o Toefl e todos os outros cursos disponibilizados a comunidade acadêmica pelo PFI são gratuitos. A única despesa do aluno é com a compra dos materiais. Para se inscrever, o interessado – estudante, professor ou agente universitário da Unicentro – deve acessar a página do programa Paraná Fala Inglês no site da Unicentro, e fazer um teste de nivelamento. As inscrições seguem abertas até o dia 22 de fevereiro e as aulas têm início em março.