Professores da Unicentro participam de evento em Portugal

Professores da Unicentro participam de evento em Portugal

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da Unicentro, Carlos Magno de Sousa Vidal e Jeanette Beber de Souza, participaram do 18º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, o Sibelusa, em Portugal. A ida ao congresso teve como objetivo, segundo o professor Carlos Magno, divulgar os resultados obtidos nas pesquisas realizadas no âmbito do mestrado e também da gradução,  bem como buscar aproximações com a comunidade científica internacional. “Esse foi nosso interesse, difundir os resultados aqui que a gente está obtendo em pesquisas realizadas no nosso Departamento”.

Aos olhos da professora Jeanette, a internacionalização da universidade é importante para a troca de experiências, ainda mais junto a um país como Portugal, que está na vanguarda da questão sanitária. “Portugal e um país muito dedicado a essa área do saneamento, com bons projetos, boas ideias, assim, de melhorias nos municípios, nas cidades, em todo país. Então, a engenharia sanitária e ambiental lá é bastante desenvolvida”, conta.

Segundo Carlos Magno, os trabalhos apresentados no Simpósio tiveram boa receptividade por parte do público, o que reforça a questão da aproximação da Unicentro com outras instituições do mundo. “O que vi é que os trabalhos que a gente apresentou, realizados aqui da Unicentro, estão num nível muito bom, de igual nível dos apresentados pelos portugueses e de profissionais de outros países. Eles demonstraram bastante interesse nas nossa linhas de pesquisa, que a gente desenvolve aqui e isso foi bem interessante trocar essa experiência com eles lá”, avalia o docente.

A participação no Simpósio foi possibilitada pelo investimento público em pesquisa. Algo imprescindível para o desenvolvimento da ciência e do ensino superior. “A ciência e pesquisa precisam desses incentivos, desses apoios por parte governamental, da instituição”, defende a professora Jeanette.

Deixe um comentário