Mestrado e doutorado em Geografia estão com inscrições abertas

Mestrado e doutorado em Geografia estão com inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) está com as inscrições abertas para o processo de seleção para as turmas 2019 do mestrado e do doutorado. A documentação necessária para efetuar a inscrição pode ser entregue pessoalmente na secretaria no programa, localizada no bloco da Geografia, no campus Cedeteg da Unicentro, ou, encaminhada pelos Correios para o endereço indicado no edital. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de novembro.

O PPGG tem como área de concentração “Dinâmica da Paisagem e dos Espaços Rurais e Urbanos” e conta com duas linhas de pesquisa: “Dinâmica da Paisagem, Geomorfologia e Análise Ambiental” e “Dinâmica dos Espaços Rurais e Urbanos”. De acordo com o coordenador do Programa, professor Edivaldo Thomaz, são 33 vagas disponibilizadas para 2019. “Para o mestrado, são 23 vagas. Já para o doutorado são 10”, detalha. Conforme o disposto no edital, podem se inscrever no processo, graduados e mestres em qualquer área do conhecimento, respeitando a área de concentração do programa e as linhas de pesquisa dos docentes.

O processo de seleção, como explica o professor Edivaldo, será diferenciado para o mestrado e para o doutorado. “Para o primeiro, são duas etapas. A primeira será uma prova escrita relativa a conhecimentos geográficos, de caráter eliminatório. A etapa dois, de caráter classificatório e eliminatório, será uma entrevista acompanhada de análise do Currículo Lattes e do projeto de pesquisa do candidato”, pontua. “Já para o doutorado, o processo de seleção constará de entrevista, que é classificatória e eliminatória, na qual serão consideradas a análise do projeto de pesquisa, avaliando o domínio do tema e sua coerência com a linha de pesquisa indicada pelo candidato. Em seguida, efetuaremos a análise do Currículo Lattes”, acrescenta.

O cronograma completo do processo seletivo pode ser conferido no edital de seleção. “O conceito do Programa junto à Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é quatro, ou seja, é de boa qualidade. O curso da Unicentro está entre os dez programas mais produtivos do Brasil, segundo a última avaliação. Além disso, conta com vários pesquisadores do CNPq em seus quadros e uma excelente infraestrutura de pesquisa. Portanto, devido à qualidade de ensino e pesquisa, temos a garantia de uma boa formação técnico-científica e acadêmica. Esse é o nosso compromisso”, reforça o professor Edivaldo Thomaz.

Avatar

Deixe uma resposta