Últimos dias de inscrição para teste de proficiência em línguas estrangeiras

Quem sonha em ingressar em um programa de pós-graduação e conseguir um diploma de mestrado ou doutorado, passa por diversas etapas e é avaliado em vários critérios. Um dos pontos exigidos aos pós-graduandos é o domínio de línguas estrangeiras. Para ajudar quem compartilha desse sonho, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e o Laboratório de Linguagem, Variação e Ensino (Live) realizam, semestralmente, o exame de proficiência em língua estrangeira. “Ele é voltado para quem? Primeiro, para aluno de pós-graduação ou futuros alunos de pós-graduação, candidatos que estejam com interesse ou já estejam cursando mestrado e doutorado”, afirma a professora Lídia Stutz, coordenadora do mestrado em Letras.

As inscrições para a avaliação desse semestre estão abertas e os interessados poderão testar seu nível de proficiência em três idiomas distintos: o inglês, o espanhol e o francês. A professora Lídia lembra que o principal objetivo eh validar a competência em leitura de textos acadêmicos em cada uma das línguas. “A gente utiliza resumos e nesses resumos a gente busca verificar, a partir da prova, qual é o nível de compreensão que o aluno tem, se ele consegue compreender informações específicas desse texto, se consegue ter uma interpretação geral”.

Além da leitura, outro aspecto avaliado eh a capacidade de tradução. “Geralmente, tem também uma outra questão voltada para traduzir partes específicas, visto que isso também é uma atividade importante que o pesquisador precisa desenvolver para o trabalho que esteja desenvolvendo”, ressalta a professora.

No dia da prova, o candidato poderá utilizar um dicionário bilíngue impresso, mas a coordenadora do mestrado tem outras sugestões aos interessados. “Façam várias leituras prévias, diferentes textos acadêmicos, de diversas áreas. É uma prova com diferentes resumos para alunos das diferentes áreas de conhecimento. Então, seria interessante buscar outros textos, além da sua área também para fortalecer essa leitura”.

As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de outubro pela internet. Tanto o link de inscrição quanto o edital da prova podem ser acessados na página de eventos da Unicentro. A prova está marcada para o dia 25 de outubro e a inscrição custa 80 reais.